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Metodologia Inbound: saiba o que é e como aplicá-la no seu negócio

Se você já ouviu falar na metodologia Inbound, está por dentro de uma das principais ações de marketing existentes na atualidade

Ela ganhou popularidade no ano de 2009 com o lançamento do livro “Inbound Marketing. Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs”, e foi responsável por dar início a um mercado gigantesco que modifica diariamente as relações entre empresa e produto.

Para entender tudo sobre a estratégia e estar pronto para aplicá-la no seu negócio, desenvolvemos um conteúdo que vai além dos conceitos, mostrando também benefícios e motivos para investir nas ações o quanto antes.

Isso será feito a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é a metodologia Inbound?
  • Como colocá-la em prática?
  • Quais são seus principais benefícios?

O que é a metodologia Inbound?

Conforme já adiantamos, o Inbound começou a ser apresentado para o mundo com maior força no ano de 2009. O livro escrito por Brian Halligan e Dharmesh Shah, co-fundadores da HubSpot, propunha uma mudança na forma de veicular informação sobre produtos e empresas na internet. Isso seria feito a partir do chamado marketing de atração.

Se naquela época — e por muito tempo antes disso — os anúncios eram vistos como algo agressivo, que “entrava sem pedir licença” ou que não conversava em absolutamente nada com o usuário, era hora de modificar a forma de ver o marketing e pensar em ações que tinham de fato um poder de atração e retenção.

Com isso, veio o principal conceito de Inbound. Vitor Peçanha, CMO da Rock Content, define a ação como “um conjunto de estratégias de marketing que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para conquistar a permissão de comunicar com seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro”.

Um ponto muito importante é o fato de o Inbound conquistar a confiança do público para somente depois disso veicular anúncios e informações diretamente. 

Quando toda uma estratégia é traçada na base da construção de um relacionamento genuíno entre marca e cliente — ou produto e cliente — as chances de conversão aumentam logo de cara, mas outro ponto muito importante também é desenvolvido: retenção e encantamento

A segunda característica é fundamental para ainda mais pessoas conhecerem sobre a sua marca de forma espontânea, o que por sua vez também eleva as chances de sucesso.

Como colocá-la em prática?

Agora que você já entendeu o que é a metodologia Inbound e pôde ver o seu valor, é hora de aprender as principais formas de colocá-la em prática. Partindo pelo pressuposto de que será necessário desenvolver confiança entre marca e consumidor, isso será feito a partir de quatro pilares importantes.

Atração

Como alcançar um público que ainda não te conhece e que muitas vezes pode ainda nem saber que precisa dos seus produtos e serviços? A resposta é simples: a partir de uma série de conteúdos relevantes.

As estratégias de Inbound abrangem recursos como o Marketing de Conteúdo, que sustenta a criação de uma série de conteúdos relevantes em diferentes formatos e pensados minuciosamente para que todos os seus perfis de possíveis clientes sejam impactados com qualidade. 

Todo o material criado será responsável por atingir o maior número de pessoas possível, transformando-as em visitantes regulares dos seus canais.

Conversão

Depois de chamar a atenção do público, é hora de avançar mais um pouquinho na jornada de compra. Afinal, acessos por acessos podem não valer nada. É importante que eles tenham poder de conversão, e isso é feito a partir de estratégias de alcance de leads — pessoas que se transformaram em oportunidades verdadeiras de venda.

Vendas

Depois de difundir conteúdo e encontrar o público ideal, é hora de fechar negócio! Com os leads mapeados, você poderá investir em um time de vendas pronto para sanar a solução de todos os problemas das pessoas que entraram em contato com a sua empresa por meio dos conteúdos relevantes.

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E, neste processo, elas ainda serão alimentadas com muita informação nova, tudo minuciosamente pensado a partir do seu posicionamento na jornada de compra. 

Encantamento

Engana-se muito quem pensa que a relação com o cliente terminou após a compra. Quando um bom serviço é prestado, aquela pessoa poderá retornar muitas vezes — sem necessariamente precisar passar pelo mesmo ciclo novamente — e, mais do que isso, ser capaz de influenciar outras pessoas a conhecerem o seu negócio.

Podem se passar séculos, mas o famoso “boca a boca” ainda é uma das armas mais poderosas em qualquer negócio. Por isso, investir no encantamento é tão importante quanto gerar vendas. Clientes insatisfeitos não apenas deixam de comprar, mas se tornam detratores de uma marca.

Por isso, prepare-se para uma nova jornada!

Quais são seus principais benefícios?

Não é possível falar da metodologia Inbound sem citar os seus benefícios. Afinal, ela não se tornou a gigante que é hoje sem provas de que o serviço realmente funciona, não é mesmo?

Conversas genuínas com o consumidor

Antes de falar sobre preços ou expor qualquer outro comparativo, talvez o principal benefício do Inbound seja a capacidade de conversar de verdade com o consumidor do século 21.

Você não quer gastar energia, tempo ou dinheiro com pessoas que não têm interesse nos seus serviços. Se o marketing convencional era feito com frequência, a principal justificativa era porque não existia nada além daquilo.

Hoje temos a constatação de que o comportamento de compra mudou. É difícil ver casos de pessoas que fecham negócio logo ao verem um único anúncio no jornal, sem ao menos pesquisar sobre o produto na internet.

Aumento no reconhecimento de marca

Já sabemos que vendas isoladas não fortalecem marcas. Você pode fechar um volume alto de negócio, mas estará perdendo para o mercado caso não tenha um nome reconhecido e bem avaliado no mercado.

Com as estratégias de Inbound existe um grande aumento na visibilidade, o que por sua vez conquista um volume maior de clientes e garante aquele espacinho dentro da mente de cada uma das pessoas que entram em contato com o seu produto. Quem não é visto, não é lembrado!

Geração de tráfego qualificado

Você pode até ter um site com milhares de visitantes mensais, mas quantos deles, de fato, se transformam em leads? O Inbound proporciona a chance de analisar o tráfego minuciosamente e conversar com aquelas pessoas mais propensas a fechar negócio.

Os resultados que vêm a partir da prática são inúmeros: menor custo, maior chance de acertar na venda, menos pessoas insatisfeitas com abordagens desnecessárias.

Além disso, investir na metodologia faz com que você esteja preparado para posicionar ações com um poder gigante de conversão como landing pages, call to actions, webinars ou outros conteúdos que vão ajudar na tomada certeira de decisão.

Além de todos os benefícios que o conjunto de estratégias proporciona para uma marca, lembre-se também da entrega de valor. 

Em um mercado “violento”, que convive com um volume bizarro de informações que se perdem em questão de segundos, é importante se posicionar enquanto marca que se importa de verdade com o seu público e vai além da tradicional oferta de produtos. Seja alguém que além de fechar negócio, encanta e retém!

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