como evitar a crise economica

Como evitar a crise econômica de chegar até você

Já faz um tempo que a crise chegou e, com tantas mudanças políticas e econômicas que atingem o país, nunca este argumento ganhou tanta força. Isso tem preocupado as pessoas que ficam mais a mercê do desemprego e de empresas que não veem outra solução a não ser fechar as portas. Isso faz com que todos se façam a seguinte pergunta: como evitar a crise econômica?

Foram poucas as vezes que peguei trem no Rio de Janeiro para ir a algum lugar, mas uma coisa é certa: todas as vezes, em algum momento, entravam os já conhecidos camelôs para vender suas guloseimas, tal como o Gordão do Trem já mencionado aqui no blog.

Contudo, certa vez, o trem se intimidou com a chegada de um homem mal encarado que parou bem no meio do vagão e disse em voz alta aos passageiros:

– Quero todo mundo abrindo a mochila ou a carteira agora!!

Por se tratar de uma cidade com consideráveis índices de assalto e violência, todos prontamente se preparavam para entregar seu dinheiro e pertences até que o homem prosseguiu com seu discurso:

– Quero todo mundo abrindo a mochila ou a carteira agora…para aproveitar a promoção do chocolate aqui com o camelô! – complementou o homem em tom de brincadeira enquanto todos os passageiros respiravam aliviados (pu p*tos).

Bom, no fim das contas boa parte do vagão comprou o chocolate.

Curso de Empreendedorismo

Ok, mas qual é a relação disso sobre como evitar a crise econômica?

Ora, muitos outros camelôs passaram por aquele mesmo vagão antes portando aquele já conhecido discurso de “comprem na promoção, um por 1 real, três por 2 reais”, mas ninguém comprou.

E bastou chegar alguém com um discurso diferente e original para que muitos comprassem. O mesmo ocorre com o mercado em momentos de crise: sobreviverão aqueles que usarem estratégias diferentes para cativar o público. Como fazer isso? Por meio do Marketing.

Sou profissional da área há mais de 10 anos e, desde então, já ouvia empresários dizerem: “Não posso investir em marketing no momento…afinal, o país está em crise”. Este argumento é tão pífio quanto dizer “Estou com sede, mas não quero beber água” ou “Estou doente, mas não quero tomar remédio”.

“Mas, Ivan, tem empresas que estão mandando todos os funcionários embora e se afundando em dívidas…você está sugerindo que eles invistam um dinheiro que não têm em marketing?” – me perguntam algumas pessoas.

Nesse caso, não é aconselhável, pois se uma empresa já não consegue se sustentar após muitos anos e inúmeras tentativas, não há razão para continuar existindo. O melhor é fechar as portas.

Em contrapartida, se o faturamento ainda é saudável, funcionários e contas estão em dia, e a empresa está aberta a novas propostas comerciais, que cabimento tem o argumento de que não se pode investir em Marketing? “Porque não é uma prioridade agora” – me respondem os donos de negócio ou seus representantes.

Ora, se a prioridade não é elaborar uma nova estratégia para evitar que tempos ruins cheguem, então qual é? Se o camelô não tivesse feito algo novo, ele não teria se destacado entre os concorrentes que continuam fazendo as mesmas ações de anos atrás e o público tão pouco teria comprado. Afinal, as pessoas também culpam a crise na hora de comprar, mesmo que seja só uma barra de chocolate, até que se prove o contrário.

Se quiser saber quais são os passos necessários para fazer um planejamento de Marketing e, assim, como evitar a crise econômica, clique aqui para marcarmos um bate-papo sobre o seu negócio!

Guia do Empreendedorismo

Quer falar conosco ou fazer uma parceria?

Envie um e-mail para contato@empreendedores.blog.br

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.