Conheça os 2 diferentes tipos de empreendedores
Este artigo sobre os tipos de empreendedores foi originalmente publicado por Seth Godin em seu blog. Empresários e profissionais de marketing normalmente se encaixam em uma dessas 2 categorias:
- Alguns se beneficiam quando os clientes ficam mais espertos. Quanto mais bem informados, antenados e com opinião própria seus clientes forem, melhor para eles.
- A maioria se beneficia quando os clientes são ignorantes. Quanto menos eles sabem sobre as opções disponíveis, mais fácil é de manipulá-los. Quanto mais indefesos os clientes, melhor para os marketeiros.
Tim O’Reilly não vende livros, ele vende conhecimento. Quanto mais esperto o mundo ficar, melhor pra ele.
Porém, a grande maioria dos empreendedores segue um caminho oposto.
Peça algum conselho sobre seus concorrentes, eles irão ir dar de ombros e falar “Eu não sei”. Pergunte sobre seus fornecedores e não te falarão nada. Peça para te falarem sobre o que eles fazem e a resposta será “é segredo”.
O cliente perfeito é um cliente com pressa, muito dinheiro e sem muito conhecimento sobre as opções disponíveis.
Você já deve imaginar o desfecho disso – se apenas um profissional entrar em campo e trabalhar para deixar as pessoas mais espertas, os concorrentes terão dificuldade para criar uma estratégia baseada na ignorância.
Eles podem ofuscar a competição usando propagandas, mas, cedo ou tarde, é inevitável que a informação irá se espalhar a favor dos que apostaram nela.
Apesar de nunca termos pensado nessa batalha “bem contra o mal”, sempre defendemos que é importante gerar conteúdo sobre a sua área e ensinar o seu cliente sobre isso. Quanto mais ele entende o que você faz, mais ele entenderá que você realmente sabe do que está falando.
Em qual destes dois tipos de empreendedores você se encaixa? Diga nos comentários!