como fazer transmissões ao vivo no facebook

Como fazer transmissões ao vivo no Facebook: aprenda agora

Você sabe como fazer transmissões ao vivo no Facebook? Ou pelo menos qual a importância desse recurso na estratégia de Branding e Marketing Digital de uma empresa?

Se não, está na hora de começar a olhar com mais carinho para esse recurso. Pelo menos é o que a maior parte das empresas está fazendo neste momento.

Também pudera: o Facebook Live entrega resultados. As transmissões ao vivo recebem, em média, 3 vezes mais engajamento do que outros vídeos e 10 vezes mais comentários.

Ficou interessado? Então descubra como utilizar essa ferramenta agora mesmo!

O que é o Facebook Live e como usá-lo numa estratégia digital?

Facebook Live é uma ferramenta de streaming do Facebook que permite que um perfil pessoal ou uma página possam fazer e transmitir vídeos ao vivo para interagir com os seguidores.

Lançado em 2016, o recurso teve um começo um pouco turbulento, mas logo se tornou uma das ferramentas mais usadas da rede. 

Em 2017, 1 em cada 5 vídeos no Facebook foram uma transmissão ao vivo, com o número crescendo a cada ano.

Quais as vantagens de fazer transmissões ao vivo no Facebook?

Uma das razões para o aumento de popularidade do Facebook Live é que empresas e influenciadores começaram a perceber o poder que a ferramenta oferece para estratégias de Marketing Digital.

Veja a seguir 3 excelentes vantagens de fazer transmissões ao vivo na rede social.

1. Interagir com o público

O principal motivo para usar transmissões ao vivo no Facebook é criar um canal de interações para se conectar com os seguidores de maneira mais humana.

Essa é, aliás, a razão para o sucesso de engajamento da ferramenta: ela permite uma aproximação entre marca e seguidores que poucos recursos na Internet conseguem reproduzir.

2. Produzir conteúdo

As transmissões ao vivo são excelentes ferramentas de produção de conteúdo em vídeo para os clientes de uma empresa.

Os streamings funcionam particularmente bem nas fases de consideração e decisão de compra do Funil de Vendas, já que é possível tirar dúvidas sobre o uso de um produto, mostrá-lo em funcionamento, realizar testes ao vivo com os seguidores. 

Isso é particularmente útil já que 90% dos usuários consideram que vídeos são úteis no momento de decisão de compra.

3. Ganhar alcance orgânico

Como os vídeos ao vivo geram mais engajamento do que outras opções de conteúdo, eles levantam o alcance orgânico de uma página ou perfil.

Atualmente, o algoritmo do Facebook dá prioridade no feed para os vídeos ao vivo, além de enviar notificações para os seguidores quando uma transmissão começa. Depois que o streaming termina, os ganhos continuam graças a interação obtida na transmissão.

Como fazer transmissões ao vivo no Facebook pelo PC e celular?

Agora que você já viu algumas das muitas vantagens do Facebook Live, deve estar com vontade de começar a usar a ferramenta na sua estratégia digital, mas não sabe como.

Talvez seja uma surpresa, mas fazer transmissões ao vivo no Facebook é muito simples, tanto pelo computador, quanto pelo smartphone. São apenas 3 passos!

1. Comece a Live

O primeiro passo é abrir o Facebook no navegador do computador ou no aplicativo do seu celular. 

Se quiser fazer uma transmissão ao vivo por um perfil pessoal, clique no espaço para compartilhar um novo status e depois no ícone “”.

Curso de Marketing e Vendas

Uma série de opções aparecerá e você deve escolher “Vídeo ao vivo”.

Em uma página, o caminho é o mesmo. Vá até o feed de conteúdo dela e clique no espaço para criar um novo status. Várias opções estarão disponíveis e selecione “Vídeo ao vivo“.

2. Insira informações

Depois de selecionar as opções para criar uma transmissão ao vivo no Facebook, o próximo passo é configurar algumas informações.

No computador, você precisará dar um nome e descrição para a live, além de conferir a qualidade da imagem.

No smartphone é a mesma coisa, com a diferença de que você poderá escolher se quer usar a câmera frontal ou traseira do aparelho.

Depois de ajustar suas configurações, basta clicar em “Transmitir ao vivo

3. Faça a transmissão

Quando clicar no botão, sua Live estará no ar e você poderá interagir com quem estiver assistindo. 

Caso esteja usando um smartphone, lembre-se de estar em um local com uma boa conexão Wi-Fi para que a transmissão não fique travando e prejudique a experiência de quem for assistir.

Quando estiver satisfeito com a interação, clique em “Concluir” para finalizar a live.

Como fazer transmissões ao vivo no Facebook com mais recursos?

Se você achar que as ferramentas do Facebook Live são um pouco limitadas, pode usar um aplicativo externo para aprimorar a transmissão.

Existem várias opções no mercado, gratuitas ou pagas, que permitem usar mais de um microfone (para transmissões com duas pessoas), transmitir a tela do PC (para tutoriais), utilizar várias câmeras, agendar a live e outros recursos muito interessantes.

Para fazer isso é bem fácil. O primeiro passo é ir na ferramenta especial do Facebook no link facebook.com/live/create.

Nessa página, clique em “Criar stream ao vivo“. Uma nova tela abrirá, com todas as configurações e campos que você precisará ter.

No lado direito, você poderá definir opções como:

  • local da transmissão (linha do tempo do perfil pessoal, página, grupo, etc.);
  • descrição do vídeo;
  • título da transmissão;
  • tag para o público encontrar o vídeo (caso seja uma transmissão de games, por exemplo);
  • configurações como permitir incorporação, desativar comentários e outros;
  • possibilidade de criar enquetes para interagir com o público;
  • transmissão em 360 graus.

O ponto mais importante, no entanto, é algo chamado Stream Key, que estará no lado esquerdo da tela.

Essa chave deve ser copiada e colada no software externo que você usar para a transmissão. Só assim o Facebook conseguirá passar o stream do software para a rede social.

Depois de configurar todos os elementos, é só clicar em “Transmitir ao vivo” ou agendar o stream para algum horário.

Vale lembrar que essa é uma opção só disponível para computadores, seja Windows, Mac ou Linux.

Agora que você já sabe como fazer transmissões ao vivo no Facebook, já pode colocar essa ferramenta no seu cinto de utilidades e incorporá-la na sua estratégia de Marketing Digital.

Se você quiser continuar a aprender mais sobre os recursos do Facebook, não deixe de conferir também este artigo que produzimos sobre Facebook Ads que ensina o passo a passo para criar as suas campanhas!

Guia do Empreendedorismo

Quer falar conosco ou fazer uma parceria?

Envie um e-mail para contato@empreendedores.blog.br

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.