Confira o passo a passo de como montar uma loja virtual
O mercado mudou, e com essa mudança veio também a necessidade de investir em estratégias digitais e plataformas como o WordPress. Felizmente, as plataformas virtuais vieram para democratizar o Marketing Digital, e isso permite que empresas dos mais diversos portes, maturidades e segmentos invistam em uma estratégia diferenciada e eficaz, tal como montar uma loja virtual.
Por isso, os empresários estão pensando cada vez mais no assunto e como criar caminhos para que a rentabilidade do negócio caminhe de forma positiva e dentro das expectativas desses donos de empresa.
Pensando nisso, hoje trazemos um conteúdo apresentando tudo o que você precisa saber (e fazer) para montar sua loja virtual e transformar a realidade da sua empresa.
Continue a leitura!
Como montar uma loja virtual?
Para montar uma loja virtual que realmente trará resultados, é preciso ter alguns cuidados durante o processo de definição e criação dessa plataforma.
Conheça seu público
O primeiro passo para montar uma loja virtual é conhecer o seu público. Parece uma dica muito simplista, mas infelizmente não é raro encontrarmos empresários que não possuem muito domínio de quem seus clientes realmente são.
Afinal, existem os clientes ideais, dentro do nosso imaginário, e existem os clientes reais, e é preciso que você seja capaz de identificar se a expectativa está de acordo com a realidade.
Para isso, faça um estudo de personas: analise seus atuais clientes e trace os perfis desses consumidores.
Escolha uma boa plataforma
É preciso escolher uma boa plataforma para criar o seu site, e esse talvez seja um dos pontos mais críticos para o sucesso desse investimento.
Analise as plataformas existentes no mercado, veja qual delas é a mais utilizada e quais são as opiniões dos clientes a respeito dos serviços prestados.
Com base nisso você saberá exatamente em qual plataforma deve hospedar sua loja online, para garantir um bom funcionamento, carregamento rápido e, claro, praticidade no dia a dia para a inserção ou exclusão de conteúdos.
Atenção ao design – foque na experiência dos usuários
Além de uma boa plataforma, você também precisa garantir um layout de qualidade. O ideal é que esse layout seja capaz de oferecer a melhor experiência do usuário possível. Para isso, trabalhe com objetividade e sempre se certifique de que todas as informações que o consumidor procura podem estar em fácil acesso.
Crie um site intuitivo, que permita a fácil navegação dos usuários.
Não se esqueça do conteúdo
O conteúdo das suas páginas também merece atenção: certifique-se de que você está descrevendo todas as informações necessárias sobre os produtos, trabalhando suas palavras-chave de forma correta e garantindo que o consumidor encontrará resposta para todas as suas dúvidas dentro da sua loja virtual.
Um dos erros mais comuns das empresas é não ter, por exemplo, uma descrição completa do produto ou serviço que está vendendo. Quando o cliente não acha as informações que procura dentro da sua página, é comum que ele busque por esses conteúdos em outro lugar, e a tendência é que ele ache (e compre) em uma outra loja, certamente na concorrência.
Fique atento às formas de pagamento
Para ter uma loja virtual de sucesso, também é necessário que você se atente e cuide das formas de pagamento disponíveis no seu site.
Estude a possibilidade de trabalhar com todas as formas de pagamento mais comuns, para conseguir abraçar uma grande quantidade de clientes, com preferências distintas. As formas de pagamento mais usadas e que realmente permitem que os consumidores fechem negócio na sua empresa são: débito, crédito e boleto bancário.
Crie políticas de entrega, troca e devolução
Se você está comercializando produtos, precisa estar ciente de que, em algum momento, será necessário trocar algum produto. Para isso, você precisa ter esse processo bem estruturado, garantindo que o cliente terá uma boa experiência e que o processo de troca não será muito estressante para o consumidor.
Veja como as grandes lojas trabalham a política de troca e devolução e estruture um processo adequado para a realidade da sua empresa.
Tenha cuidado com as obrigatoriedades fiscais
Com grandes poderes vem grandes responsabilidades, e o cuidado com as obrigações fiscais não pode ficar de fora.
Sem dúvidas, uma loja virtual permitirá que você venda mais. Afinal, uma loja local passará a ter uma abrangência a nível nacional, e isso significa a possibilidade de conquistar clientes nos quatro cantos do país.
Por isso, é preciso se lembrar, que com o aumento das vendas, aumentam também as obrigações fiscais: é preciso que você tenha uma rotina impecável de lançamento de notas fiscais e controle de tudo o que entra e sai na sua empresa, para que você se mantenha dentro das leis do fisco e evite problemas no futuro.
Faça testes e otimizações
Se você ainda está com dúvidas sobre a qualidade das suas páginas, fazer testes é fundamental. Uma forma simples de trabalhar os testes é solicitando que amigos e familiares, que ainda não estão familiarizados com o seu site, passem pelo processo de compra.
Feito isso, avalie quais são as maiores dificuldades até realmente concluir a compra, e como você pode melhorar para que esse processo seja o mais simples e intuitivo possível.
Levantadas essas oportunidades de melhora, é hora de fazer as otimizações. Otimizações feitas, refaça o teste e veja se as dificuldades foram resolvidas.
Entenda de estratégias de marketing digital
A capacitação é fundamental para que você crie estratégias de marketing digitais que sejam eficientes e realmente consigam aproximar a empresa dos resultados esperados. Para isso, uma alternativa interessante é aprender em cursos online, feito por empresas referência de mercado que querem democratizar a informação e ajudar os empreendedores a fazerem um marketing estratégico e diferenciado.
Para entender como montar uma loja virtual, portanto, é fundamental buscar por informações e conhecimento estratégico, principalmente voltado para pesquisa de mercado, consumidores e marketing digital. Quer saber como podemos criar uma loja virtual para o seu negócio? Então, entre em contato conosco!