conceito de empreendedor

Qual o conceito de empreendedor? Leia e entenda

Se você tem curiosidade ou já pensou em abrir seu próprio negócio, provavelmente você tem um perfil empreendedor. Mas qual o conceito de empreendedor?

Se buscarmos esse significado no dicionário Aurélio encontraremos:

“Aquele que empreende; que é animoso para empreender; trabalhador; amigo de ganhar a vida traçando empresas novas”.

Com certeza tornar-se um empreendedor é algo muito mais complexo que esse simples conceito presente no dicionário. Existem várias habilidades que esses “heróis” do mercado precisam ter (ou desenvolver) para se tornarem empreendedores de sucesso — e essas características se tornam ainda mais importantes na atual situação adversa em que nossa economia se encontra.

O empreendedor é movido pela sua autorrealização, vive em busca de independência e da vontade de ser seu próprio chefe, além de ser uma pessoa com tendência e abertura a assumir riscos controlados.

Neste post abordamos 3 das principais habilidades de empreendedores de sucesso. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Ideias inovadoras

Os empreendedores são, por natureza, pessoas curiosas e sedentas por novidades. Essas características fazem com que eles estejam sempre buscando oportunidades de mercado nas demais áreas de seu interesse.

Porém, ter ideias inovadoras nem sempre é o suficiente. O empreendedor tem o dom de tirar ideias do papel, transformando-as em inovações e, consequentemente, em novos negócios. Uma ideia brilhante deixa de ser apenas uma ideia quando o empreendedor traça objetivos, metas, estratégias e um bom modelo de plano de negócios.

Curso de Empreendedorismo

As grandes ideias inovadoras partem geralmente de um problema. A inovação está em achar uma solução prática e comercialmente viável para resolvê-lo.

Perfil de liderança

Outra característica importante dos empreendedores é a liderança. Qualquer negócio, seja pequeno, médio ou grande, requer a presença de um líder para organizar a casa, a saúde financeira e a equipe.

Empreendedores são líderes natos e que por meio do exemplo mantêm seu time motivado e satisfeito com o trabalho. O grande desafio do empreendedor líder é fazer com que seus empregados se sintam parte de um todo e conheçam o propósito do seu trabalho.

Proatividade

A proatividade é outra habilidade bastante comum dentro do conceito de empreendedor. Esses profissionais são movidos por resultados e crescimento. A proatividade torna-se fundamental no seu dia a dia porque empreender requer muito trabalho, esforço e dedicação.

Assuntos como marketing, vendas e design são importantes para o sucesso de um novo negócio, mas na maioria das vezes o empreendedor não dispõe inicialmente de recursos para contratar outras empresas especializadas nesses serviços. Sua proatividade, nesses casos, é o que o motiva a buscar soluções práticas e “caseiras” para superar seus desafios.

Essas habilidades não são as únicas presentes nos perfis dos empreendedores de sucesso. Empreender é algo complexo, mas ao mesmo tempo pode ser muito prazeroso. Ser o dono do próprio negócio e vê-lo crescer é o que motiva o empreendedor a querer sempre mais.

As habilidades descritas anteriormente podem ser desenvolvidas, ou seja, você não precisa nascer com elas para se tornar um bom empreendedor. Basta treinar e buscar exemplos em outros empreendedores!

Para facilitar sua vida, existem cursos e até aplicativos que auxiliam no desenvolvimento das atividades do empreendedor. O empreendedorismo é uma jornada superinteressante, de muito aprendizado e que pode gerar resultados e experiências valiosas para os que se arriscam nesse desafio!

Conseguiu entender qual o conceito de empreendedor? Para ficar por dentro de outras questões importantes sobre o assunto, confira este artigo sobre as etapas do processo nos empreendimentos!

Guia do Empreendedorismo

Quer falar conosco ou fazer uma parceria?

Envie um e-mail para contato@empreendedores.blog.br

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.