conceito de empreendedorismo

Afinal de contas, qual é o conceito de empreendedorismo?

O Brasil é um país repleto de pessoas que sonham em empreender, começar algo do zero e construindo valor. Isso é muito bom, pois essa prática gera empregos, movimenta a economia e cria inovações. Mas afinal, qual é o conceito de empreendedorismo?

Antes de falar sobre o conceito é necessário entender que esse termo não está ligado a ser um empresário. A maioria das pessoas faz essa associação, mas é um equívoco. Todo empresário é um empreendedor, mas nem todo empreendedor é um empresário.

Quer saber mais sobre esse assunto e compreender de vez o conceito de empreendedorismo? Então continue a leitura do conteúdo que preparamos especialmente para você!

O conceito de empreendedorismo

O empreendedorismo é a prática de planejar, desenvolver e implementar soluções para os problemas que existem na sociedade ou dentro de uma empresa. Dessa forma, é possível afirmar que empreender está ligado a uma atitude.

Essa prática demanda a execução de algo real. Enquanto uma pessoa está apenas planejando, analisando e ponderando, é impossível afirmar que ela é uma empreendedora. Para isso, é preciso pôr a “mão na massa”, fazer acontecer.

Muitas pessoas confundem o conceito de empreendedor com o de empresário, mas são coisas diferentes. O empresário é aquele que tem uma empresa, um CNPJ. O empreendedor é alguém cria soluções para os problemas, e para isso não precisa de CNPJ.

Os 5 principais tipos de empreendedores

Existem tipos diferentes de empreendedores, alguns atuam em empresas já existentes, outros criam o seu próprio negócio e há ainda aqueles que atuam na esfera pública. Para que você entenda melhor, separamos uma lista com os principais tipos de empreendedores. Veja:

Curso de Empreendedorismo

1. Empreendedor social

Ele pensa primeiro na sociedade, em práticas que beneficiam as comunidades próximas e preservam o planeta. É uma forma mais sustentável de empreender e cada vez mais praticada. Exemplos desse tipo de empreendimento são os transportes não poluentes, a energia renovável etc.

2. Intraempreendedor

Esse é o empreendedor corporativo, que atua dentro de uma empresa já existente. Ele age geralmente como um questionador, desafiando o status quo da companhia e implementando melhorias nos produtos ou processos.

3. Empreendedor cultural

É aquele que arquiteta e implementa projetos culturais, como peças de teatro, grupos musicais, apresentações circenses etc. Seu trabalho é conectar pessoas, preservar e disseminar a cultura de uma sociedade.

4. Empreendedor inovador

É aquele que está sempre trazendo novas soluções para o seu negócio, objetivando criar novos produtos/serviços e se diferenciar da concorrência. Ele está muito mais ligado nas novidades, buscando sempre se manter atualizado.

5. Empreendedor público

Em alguns casos, o próprio servidor público pode ser considerado um empreendedor. Alguns estão sempre preocupados em utilizar os recursos disponíveis de forma eficiente, promovendo melhorias constantes na esfera em que atua.

Principais características de um empreendedor

Algumas características são comumente vistas nos empreendedores — isso porque eles são pessoas visionários, inovadores e estrategistas. Conheça algumas das principais:

  • visionário, que é o empreendedor que costuma pensar diferente, ver grandes oportunidades onde outros veem apenas problemas;
  • inquieto, que costuma estar sempre questionando o status quo, de forma inquieta. Quer sempre saber se algo pode ser melhorado, e como;
  • comprometido, que não apenas se envolve, mas se compromete pessoalmente com os resultados desejados. Geralmente aposta alto em seu ponto de vista;
  • insistente, que é alguém resiliente, que não se deixa parar pelas primeiras adversidades.

Agora está mais claro o que é um empreendedor e quais são suas principais características. Algumas pessoas nascem empreendedoras, outras desenvolvem essa habilidade ao longo da vida. O mais importante é: o mundo precisa de empreendedores!

Agora que você está por dentro do assunto e entende com clareza o conceito de empreendedorismo, aproveite para continuar aprendendo. Baixe este ebook para saber como ser um empreendedor completo!

Guia do Empreendedorismo

Quer falar conosco ou fazer uma parceria?

Envie um e-mail para contato@empreendedores.blog.br

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.