empreendedorismo cultural

Empreendedorismo cultural: vale a pena investir no Brasil?

Falar sobre empreendedorismo cultural nos faz lembrar quando estudamos história nos deparamos com diversas manifestações artísticas e culturais das mais variadas civilizações. Quando viajamos damos atenção às apresentações artísticas, sejam na rua, nos teatros ou nos museus. Nem sempre nos damos conta, mas as representações culturais são um pedaço muito importante da nossa identidade enquanto pessoas, além de serem opções de entretenimento para os períodos de ócio.

O que nem sempre percebemos é que é possível empreender nesse segmento. Ficou interessado? Então prepare-se para entender o que é empreendedorismo cultural!

O que é empreendedorismo cultural?

Empreendedorismo cultural é a atividade de empreender em um negócio que tenha como objetivo final oferecer ao cliente uma experiência de entretenimento, lazer ou cultura, por meio de elementos artísticos ou socioculturais.

À primeira vista pode parecer um negócio um pouco confuso, mas acredite: existem muitas empresas que oferecem esse tipo de serviço. Casas de show, teatros, galerias de fotos, centros de arte etc.

Tome cuidado para não confundir um empreendimento cultural com outro que apenas possui elementos artísticos entre suas características! Um barzinho com música ao vivo nem sempre pode ser considerado um exemplo de empreendedorismo cultural, pois, nesse caso a música pode simplesmente ser um adendo oferecido ao freguês.

Como investir em empreendedorismo cultural?

Faça a lição de casa

Independentemente do segmento de mercado, empreender sempre exigirá alguns cuidados básicos, como criar um plano de negócios e fazer uma pesquisa de público-alvo. Desse modo, é possível evitar prejuízos e fazer correções na ideia que dará origem à empresa.

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Use a criatividade

Modelos muito tradicionais de negócios podem ganhar um diferencial quando fazem uso da tecnologia. Muitos museus divulgam suas exposições em sites. Assim, pessoas do mundo todo descobrem suas obras e podem decidir por conhecê-las pessoalmente em uma viagem. Outras empresas investem em webinários ou criam blogs para se destacar na web e conseguir mais clientes.

Diversifique seus produtos

Muitas empresas que investem em empreendedorismo cultural alcançaram o sucesso diversificando seus produtos/serviços. Galerias de arte passaram a oferecer oficinas e pequenos cursos sobre história da arte e temas correlatos, por exemplo.

Essa é uma maneira de melhorar o caixa da empresa e atrair mais público.

Faça parcerias

Grandes corporações e governos têm interesse em investir em ideias de empreendedorismo cultural. Fique atento às licitações do seu estado ou do seu município. Peça informações à Secretaria de Cultura da sua cidade ou orientação a um advogado especializado em parcerias público-privadas.

Apresente sua ideia às pessoas

Muitos empreendimentos culturais começam suas operações com a ajuda do público. Financiamentos coletivos são uma opção viável para ajudar o empreendedor a lançar uma ideia. Apresente seu negócio e demonstre como ele será útil à sociedade.

A cultura é parte importante da representação de um povo. Festas populares como Carnaval, Parintins e as Festas Juninas demonstram como o Brasil é diverso — além de movimentarem milhões de reais todos os anos.

Se você ficou interessado em investir em um empreendimento cultural e pensa em entrar nesse mundo, lembre-se de ter pautado um modelo escalável para o negócio. Veja neste artigo como fazer isso!

Guia do Empreendedorismo

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