investir em inbound marketing

Sou empresário, vale a pena investir em Inbound Marketing?

Você já ouviu falar de Inbound Marketing? Como empresário antenado, você deve ter visto essas palavras em algum lugar.

Também é provável que, em sua vida de empreendedor, você já tenha ouvido coisas como: “faça isso” ou “faça aquilo”, “crie isso” ou absorva aquilo” que os resultados virão. Entre tantas informações do que pode ou não funcionar, por que o Inbound seria a ideal? Escrevemos esse texto na intenção de responder essa pergunta. Por isso, este artigo é para você, empresário, que ainda está em dúvidas se vale à pena investir em Inbound Marketing. Confira os motivos

1.   Seus clientes irão amar

Diferente do marketing e da publicidade tradicional, o Inbound Marketing atrai, ao invés de interromper. Ele se inclina a melhoria seu negócio propriamente dita, e não na captação direta de clientes. Em contrapartida, eles acabam sendo atraídos pelo que sua marca cria e divulga. Sei que falar de amor pode parecer muito romântico, mas é essa a definição que um dos criadores do conceito, Brian Halligan, da Hubspot.

Significa que além das vendas se tornarem consequência das estratégias que sua empresa adota, seus clientes fidelizados passarão a amar sua marca, estando dispostos a promovê-la. Para entender melhor isso, temos a presença do marketing de conteúdo, uma das vertentes inclusas dentro do Inbound. Sua empresa providencia conteúdo que o público busca, o traz para perto para que você o conduza a venda e a fidelização. Ao promover o conteúdo que ele busca, ele estará mais propenso a interagir com seu negócio.

2.  Você economiza e gera ótimos resultados

Como se não bastasse todas as vantagens proporcionadas pelo Inbound, é notória a economia (62%) que as campanhas têm em relação às formas tradicionais de marketing. Quando o assunto é tráfego em plataformas, o Inbound garante quase 100% de diferença em relação à publicidade tradicional. Uma média de 70% dos usuários de internet clica em links que resultados de busca orgânica, e não nos anúncios pagos. Isso prova a eficácia do SEO para que m bom posicionamento de um projeto na web.

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Muitas empresas que adotaram a estratégia afirmam que aproximadamente 57% dos contatos conseguidos de clientes online vieram dos blogs. Isso graças ao Inbound. Atualmente, estar presente nas redes sociais é imprescindível. 66% dos gerentes de marketing sabem que o blog, é realmente importante para a empresa. Além do mais, 83% dos gestores afirmam que a presença no Facebook é essencial. Esses outros dados nos fazem mudar a pergunta: Por que não devo investir em Inbound Marketing?

3.   Resultados sem ser indesejado

Toda estratégia de Inbound se divide em quatro etapas: Atração, Conversão, Fechamento e Encantamento. Cada um desses passos, exigem técnicas específicas, como e-mail marketing, otimização, marketing de conteúdo, ações em mídias sociais, acompanhamento dos resultados, entre diversas outras que auxiliam sua empresa a atingir as metas. Com suas peculiaridades, o Inbound faz o que nenhuma outra estratégia faz.

Quando se entrega o conteúdo certo, na hora certa e no local certo, o público recebe muito melhor a informação. Quando recebemos um e-mail de uma marca que nem ao menos conhecemos, geralmente deletamos ou enviamos para o spam. Essa mensagem é indesejada! O Inbound trabalha com o oposto. Tudo o que o cliente absorve é permitido por ele próprio. Então, basicamente, você produz o que vai ao encontro da necessidade e desejo de seu cliente em potencial.

Afinal, devo ou não investir em Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia que permite identificar com maior precisão quem está interessado nos produtos e conteúdos, ou seja, quem é o público alvo e como satisfazê-lo. Isso deixa claro que é uma das ações mais completas que você, empresário, deve adotar se quiser fazer a diferença no presente e garantir seu lugar no futuro.

Expomos quatro porquês com dados relevantes e informações úteis para que você mesmo possa responder agora: vale mesmo à pena investir em Inbound Marketing? Deixe sua resposta no comentário ou nos envie um email. Se desejar, antes de formar sua opinião leia nossos outros posts sobre Inbound. E para fechar com chave de ouro, mais uma citação do Jay Baer:

“Se você vende alguma coisa, você fará um cliente hoje. Se você auxiliar alguém, poderá criar um cliente para a vida. A chave para o sucesso, a chave para o marketing que as pessoas amam é parar de ser um vendedor e começar a ser um utilitário”

E você? Se interessou pelo assunto? Se quiser saber mais sobre investimentos, veja também este artigo sobre como investir em startups.

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