Pirâmide e Marketing Multinível são a mesma coisa? Entenda agora
No mundo dos negócios, quando se fala em Marketing Multinível, é comum que algumas pessoas o liguem ao esquema de pirâmide, chegando até mesmo a pensar que pirâmide e Marketing Multinível são a mesma coisa. Mas, será que é isso mesmo? Vou começar a explicação contando uma história de minha adolescência que poderá ilustrá-la melhor.
Até os meus 17 anos tive acne, como quase todo adolescente, e passava vários produtos desde as pomadas mais indicadas até pasta de dente (pois, segundo as tias, isso funcionava) e nunca havia resultado.
Um dia, minha mãe recebeu a visita de uma vendedora da Natura que ofereceu cremes para as mãos e para o rosto, mas o que chamou sua atenção foi uma pomada para remover espinhas que minha mãe prontamente encomendou por minha causa. Pena que não lembre o nome do produto, pois funcionou muito bem!
Marketing Mononível e Marketing Multinível
Essa vendedora da Natura exerce uma atividade de venda direta, caracterizada pela oferta de itens fora de um estabelecimento comercial, que no Marketing conhecemos como Mononível.
Nesse modelo, os revendedores recebem uma comissão pela venda de cada produto e todos estão no mesmo nível de porcentagem de lucros. Além da Natura e da Avon, também temos exemplos no Marketing Digital como a plataforma Hotmart que oferece produtos afiliados como este.
Já o Marketing Multinível tem um modelo diferente, pois além de remunerar o revendedor com a comissão feita pela venda direta, também o faz pela atração de novos revendedores e suas vendas. Portanto, os ganhos podem ser tanto diretos por conta das vendas próprias quanto indiretos através daqueles que estão em níveis abaixo na rede, por isso é chamado de Multinível.
A imagem abaixo ilustra a diferença entre ambos.
Marketing Multinível e Pirâmide Financeira
Logo, percebe-se que o Marketing Multinível é uma forma lícita e até interessante de ser remunerado por comissão da venda de produtos e pelo recrutamento de novos membros. Então, por que ele tem sido tão mal falado por alguns e constantemente comparado com o esquema de pirâmides?
Isso ocorre devido à semelhança entre os dois modelos, pois uma pirâmide financeira caracteriza-se pela remuneração através da captação de novos integrantes para a rede. Mas, diferente do Marketing Multinível, não há produto. E se houver, é apenas um coadjuvante, pois a maneira como os internos ganham dinheiro vem mesmo é da atração de novas pessoas, vide casos como o da TelexFree.
Então, como identificar se um esquema é multinível ou pirâmide? Há algumas características que evidenciam muito bem quando se trata de pirâmide financeira, tais como:
- o trabalho do revendedor não está diretamente ligado às vendas de um produto;
- há promessas de altos ganhos em pouco tempo, sem deixar muito claro como será o esforço do participante e tão pouco os riscos que pode correr;
- exigência de um pagamento inicial para adesão e promessas de que esse valor será coberto uma vez que a remuneração por indicação começar a entrar.
Este último é o ponto fraco da pirâmide, pois chegará um momento em que não haverá novas pessoas para adicionar a rede e, então, ela quebrará. Além disso, a prática é crime no Brasil contra a economia popular, pois visa obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos.
Portanto, conclui-se que pirâmide e Marketing Multinível não é a mesma coisa. E se você tem interesse em trabalhar numa empresa que opere de forma multinível, certifique-se primeiro de que existe um produto e que ele é a principal fonte de ganhos.
Também confira a reputação que essa companhia tem na web por parte de quem está dentro e fora dela, assim como desconfiar se a oferta parecer boa demais para ser verdade.
Não existe fórmula mágica ou caminho fácil para gerar resultados financeiros, mas sim estratégia e trabalho duro. Para ter uma ideia, confira este artigo sobre os reais caminhos para transformar conteúdos digitais em vendas.