tipos de empreendedores

Conheça os 2 diferentes tipos de empreendedores

Este artigo sobre os tipos de empreendedores foi originalmente publicado por Seth Godin em seu blog. Empresários e profissionais de marketing normalmente se encaixam em uma dessas 2 categorias:

  1. Alguns se beneficiam quando os clientes ficam mais espertos. Quanto mais bem informados, antenados e com opinião própria seus clientes forem, melhor para eles.
  2. A maioria se beneficia quando os clientes são ignorantes. Quanto menos eles sabem sobre as opções disponíveis, mais fácil é de manipulá-los. Quanto mais indefesos os clientes, melhor para os marketeiros.

Tim O’Reilly não vende livros, ele vende conhecimento. Quanto mais esperto o mundo ficar, melhor pra ele.
Porém, a grande maioria dos empreendedores segue um caminho oposto.

Peça algum conselho sobre seus concorrentes, eles irão ir dar de ombros e falar “Eu não sei”. Pergunte sobre seus fornecedores e não te falarão nada. Peça para te falarem sobre o que eles fazem e a resposta será “é segredo”.

O cliente perfeito é um cliente com pressa, muito dinheiro e sem muito conhecimento sobre as opções disponíveis.

Curso de Empreendedorismo

Você já deve imaginar o desfecho disso – se apenas um profissional entrar em campo e trabalhar para deixar as pessoas mais espertas, os concorrentes terão dificuldade para criar uma estratégia baseada na ignorância.

Eles podem ofuscar a competição usando propagandas, mas, cedo ou tarde, é inevitável que a informação irá se espalhar a favor dos que apostaram nela.

Apesar de nunca termos pensado nessa batalha “bem contra o mal”, sempre defendemos que é importante gerar conteúdo sobre a sua área e ensinar o seu cliente sobre isso. Quanto mais ele entende o que você faz, mais ele entenderá que você realmente sabe do que está falando.

Em qual destes dois tipos de empreendedores você se encaixa? Diga nos comentários!

Guia do Empreendedorismo

Quer falar conosco ou fazer uma parceria?

Envie um e-mail para contato@empreendedores.blog.br

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.