Marketing Digital para empreendedores: saiba agora mesmo como fazer
Saber como fazer Marketing Digital para empreendedores é essencial para todo dono de negócio. No entanto, não basta simplesmente fazê-lo, é preciso executá-lo de forma estratégica para que ele traga os resultados esperados pela empresa.
É nesse momento que muitas pessoas ficam com dúvidas. Afinal, o que é preciso fazer para executar essa estratégia da forma correta? Quais são os passos que devem ser seguidos? Quais são os benefícios que o Marketing Digital pode trazer para um negócio?
Com a finalidade de responder essas perguntas, produzimos este artigo e convidamos você a lê-lo até o final.
O que é Marketing Digital para empreendedores?
Primeiro, tratemos de entender o conceito. Marketing Digital refere-se à todas as estratégias feitas na internet para atrair o público-alvo, se relacionar com ele e, assim, gerar novas oportunidades de negócio.
Portanto, quando falamos sobre Marketing Digital para empreendedores, nos referimos à todas as ações realizadas nos meios online com a finalidade de fortalecer a marca e gerar mais vendas para a empresa. Levantamos aqui os principais canais e como o Marketing é trabalhado em cada um deles por donos de negócio.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing também é chamado de Marketing de Atração, ou seja, ao contrário do Marketing Tradicional, é voltado para atrair o público pelos meios digitais.
A metodologia usada pelas empresas compreende em atrair essas pessoas e engajá-las para, assim, convertê-las em clientes.
Marketing de Conteúdo
Embora algumas pessoas pensem que Marketing de Conteúdo se resuma a escrever textos num blog, este não é o conceito certo. Na realidade, Marketing de Conteúdo é uma estratégia cujo objetivo é fazer uma empresa alcançar os seus objetivos por meio da produção de conteúdos.
Assim, os conteúdos publicados num blog corporativo ou outras mídias online fazem com que os negócios atinjam o resultado esperado, seja alcançar mais vendas ou deixar a marca mais forte.
Marketing nas Redes Sociais
Levando em conta que muitas pessoas usam diariamente as redes sociais (somente o Facebook, por exemplo, tem 130 milhões de usuários ativos no Brasil), é certo que o seu público também está presente nesses canais.
Contudo, isso não significa que você deva criar contas em todas as redes sociais que existem, e sim naquelas que mais forem usadas pela sua persona.
E-mail Marketing
Ao contrário do que alguns possam pensar, o E-mail Marketing não morreu. Afinal, o e-mail é um canal pelo qual empresas podem estabelecer uma comunicação direta com suas bases de leads e clientes.
Por mais que esse tipo de contato também possa ser feito pelas redes sociais, elas não pertencem a você. Se um dia o Instagram terminar, sua conta e seguidores também irão embora. O mesmo não ocorre com uma lista de e-mails, ela é um patrimônio do seu negócio.
Mídia Paga
Além das formas orgânicas que citamos acima, o Marketing Digital também conta com mídias pagas que correspondem aos anúncios criados via ferramentas como Google Analytics e Facebook Ads.
Por mais que a sua empresa tenha um bom tráfego orgânico, não se deve abrir mão das mídias pagas como formas de captação de novos negócios.
Por que Marketing Digital é importante para empreendedores?
Alguns empreendedores cujos nichos de mercado não trabalham diretamente na internet (tais como os e-commerces) podem ter dúvidas se o Marketing Digital será, de fato, benéfico para as suas empresas.
Contudo, da mesma forma que as estratégias de Marketing Tradicional contam com anúncios na TV, rádio, jornal, revistas e também ações de menor proporção como panfletagem, o Marketing Digital visa o mesmo objetivo de todas elas: levar a sua marca ao seu público.
E como já deixamos claro que o seu público está na internet, o seu negócio também precisa estar. Mas, nos dias de hoje, não basta simplesmente existir no mundo digital, é preciso se destacar dos concorrentes que estão investindo neste tipo de marketing para conquistar clientes que poderiam ser seus.
Dicas para empreendedores fazerem Marketing Digital
Um dos conceitos mais conhecidos do Marketing é o dos 4Ps. Nestas dicas que levantamos, trazemos 5Ps que você deve seguir.
Pesquise
Antes de começar as suas ações digitais, é preciso compor a sua estratégia. Para isso, pesquise a respeito do seu público e as maneiras como o seu produto ou serviço é oferecido à eles.
Essa pesquisa deve ser concluída com a criação da sua buyer persona e na formação do seu funil de vendas que ilustra a jornada de compra do seu cliente ideal.
Planeje
O próximo passo que empreendedores devem seguir é o planejamento. Aqui, você deve levantar quais são os canais digitais que a sua persona mais utiliza e quais serão as ações a serem feitas em cada um deles.
Produza
Nesta etapa, é, por fim, chegada a hora de produzir os conteúdos de Marketing Digital. Lembre-se que eles precisam sempre ser voltados para a persona e fundamentado em algum estágio específico da jornada de compra (conhecidas como fases do funil de vendas). Os principais formatos de conteúdos são:
- blog posts: artigos focados para palavras-chave e que utilizam técnicas de SEO para ranquear o seu blog entre as primeiras posições do Google;
- social posts: os conteúdos publicados em redes sociais tem menos caracteres que um artigo de blog e, geralmente, são acompanhados por imagens, vídeos, GIFs, etc;
- e-mail: os tipos de e-mails mais utilizados em estratégias de Marketing Digital são newsletters (para envio recorrente de conteúdos) e fluxos de nutrição (voltados para nutrir com conteúdos as leads que baixam materiais ricos);
- e-books: e por falar em materiais ricos, os e-books são os mais adequados para a sua geração de leads;
- anúncios: por se tratarem de conteúdos de mídia paga, é fundamental que ele seja impactante e obedeça as políticas de publicidade do Google e do Facebook.
Publique
Uma vez que os conteúdos estejam prontos, publique-os. Porém, atente-se à periodicidade para que os algoritmos saibam que você posta com frequência e a sua audiência também saiba quando conteúdos novos virão.
Enquanto blog posts podem ser postados semanalmente e newsletters podem até mesmo ser quinzenais, publicações nas redes sociais devem, idealmente, ser feitas todos os dias.
Promova
Somente publicar não é o bastante, é preciso também promover os conteúdos postados. Existem diferentes formas de fazer isso.
Um blog post, por exemplo, pode ser promovido nas redes sociais, e-mail e anúncios. Publicações em redes sociais podem ser compartilhadas em grupos (o que funciona muito bem no Facebook e no LinkedIn) e via impulsionamento.
Quais são os benefícios do Marketing Digital para um negócio
Por fim, trazemos as maiores vantagens de adotar Marketing Digital para a sua empresa.
Segmentação
As mídias pagas permitem que você segmente o seu público, de modo a atingir os perfis de pessoas que mais se aproximem ao perfil do seu comprador ideal.
Métricas
Além disso, existem ferramentas para medir as métricas dos seus canais online como, por exemplo:
- Google Analytics: mostra a performance do seu site ou blog;
- Google Keyword Planner: permite fazer pesquisa de palavras-chave;
- Google Search Console: aponta para quais palavras e backlinks o seu site está apontado;
- Facebook Insights: mostra a performance da sua fanpage;
- Instagram Insights: exibe como sua conta no Instagram está performando.
ROI
Como o investimento em Marketing Digital costuma ser mais em conta que no Marketing Tradicional, o ROI (retorno sobre investimento) acaba sendo mais positivo.
Agora que você já sabe a importância do Marketing Digital para empreendedores e todos os benefícios que ele traz para o seu negócio, o próximo passo é fazer o seu planejamento conforme ensinamos neste artigo!