criar uma fanpage

Confira 5 dicas para criar uma fanpage de sucesso no Facebook

“O Facebook morreu!” Assim dizem muitas pessoas que consideram a rede social como antiga, defasada e pouco frequentada pelo público de suas empresas, o que torna inútil criar uma fanpage. Mas, será verdade?

Segundo esta pesquisa, a rede pioneira de Mark Zuckemberg continua em primeiro lugar no Brasil em 2021, tendo alcançado o impressionante número de 150 mil usuários, o que corresponde a 69,3% da população do país. Isso significa que a audiência do seu negócio certamente está presente no Facebook, o que torna a criação de uma fanpage essencial.

Porém, em primeiro lugar, é preciso definir o que seria sucesso para a sua fanpage.

É muito comum pensar que uma página bem sucedida é aquela que tem muitos fãs e isso nem sempre é verdade. Claro que ter muitos fãs é bom, mas levar em conta somente isso é um sinal de vaidade.

O sucesso de uma fanpage costuma ser medido pelo número de pessoas envolvidas com a mesma, não somente pelas curtidas, mas também por compartilhamentos e comentários assim como a quantidade de vendas que a mesma gera caso se trate de uma página corporativa.

Seguem abaixo 5 dicas do que deve ser feito para que a sua fanpage tenha sucesso.

1) Atualize sua página diariamente

Quanto maior o engajamento que você tiver com seus fãs, maiores são as chances das publicações aparecerem no mural deles. Isso é determinado pelo EdgeRank, fórmula do Facebook utilizada para definir a relevância que uma pessoa tem para a outra.

Porém, ao deixar a fanpage muito tempo sem atualizar, suas postagens perdem visibilidade no feed de notícia dos fãs, o que faz com que eles se engajem menos. A quantidade ideal de posts por dia pode variar conforme o tipo de página, mas de um a três costuma ser um número bom.

2) Invista em Facebook Ads

Algumas pessoas e empresas pensam e esperam conseguir retorno no Facebook sem investir nem mesmo o que pagam por um cafezinho no boteco e isso é uma ilusão.

Curso de Marketing e Vendas

Seja qual for a estratégia do momento – conseguir mais fãs qualificados, promover um post, atrair pessoas ao seu site por meio da fanpage, entre outros – é necessário separar parte do orçamento de Marketing Digital para aplicar no Facebook Ads. Sobretudo por ser uma ferramenta que nos permite segmentar detalhadamente o público que queremos alcançar através da campanha.

3) Varie as postagens

Algumas vezes vejo páginas que só publicam fotos assim como outras que só publicam links que levem os fãs ao seu site. Ambas são boas técnicas já que imagens costumam ser mais visualizadas e a webpage costuma ser o espaço em que ocorre a conversão em venda, mas forcar-se somente numa delas é um erro.

Portanto, saiba balancear o que você posta na sua fanpage: imagens, vídeos, links, enquetes e afins. A diversificação pode tornar a sua página mais interessante.

4) Acompanhe as estatísticas

Para que a página tenha sucesso também é preciso saber o que mais está agradando o público e para isso existem as estatísticas.

Ao clicar em “Informações” você tem acesso a todos os dados da sua página referentes a curtidas, alcance, visualizações, publicações, vídeo e público.

A partir daí, é importante analisar quais foram os melhores posts, horários de maior acesso, que tipo de público tem visitando com mais frequência a fanpage e levá-los em conta para publicações futuras.

5) Interaja com seus fãs

Se alguém deixar um comentário, enviar uma mensagem, fizer uma menção ou qualquer outra forma de interação, responda. Afinal, muitas vêm de seus fãs e, como todo fã, eles gostam de se sentir queridos e ter a atenção retribuída.

Uma outra forma interessante de interação é promover quizzes para que todos possam responder nos comentários. Por trás de cada página existe uma pessoa tão real quanto aquela que clicou no botão “curtir”, portando interaja com ela o máximo que puder.

Ao seguir essas cinco dicas, você conseguirá criar uma fanpage de sucesso. Se você tiver dúvidas sobre as diferenças que existem entre Facebook Ads e Google Ads, confira este artigo que escrevemos a respeito!

Guia do Empreendedorismo

Quer falar conosco ou fazer uma parceria?

Envie um e-mail para contato@empreendedores.blog.br

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.