Qual a diferença entre marketing e propaganda?
Uma das maiores confusões que ocorre com empreendedores iniciantes é achar que marketing e propaganda são a mesma coisa. Na verdade, apesar de estarem relacionadas, são áreas de conhecimento separadas.
Entendendo o conceito de marketing
A maioria de nós costuma ter uma visão bem detalhada acerca do funcionamento do nosso próprio negócio. Só que a questão é que o objetivo principal de qualquer empresa não está nela mesma, mas em atender demandas (necessidades e desejos) de um público.
É preciso criar caminhos que façam com que cada vez mais consumidores possam eleger a sua marca dentre todas as outras disponíveis no mercado, que fortaleçam a ideia de que o que você oferece é, de fato, melhor para o cliente. E não apenas em um momento isolado, mas sempre.
A questão está em criar sólidas bases para a sua marca que favoreçam essa predileção. Uma boa maneira de começar é pensando nos 4 pilares do marketing: produto, público, praça e preço. Vejamos cada um:
- o produto (ou serviço) deve ser pensado em relação ao que já oferecido no mercado, os diferenciais e o que o torna melhor – e mais atraente – do que o da concorrência;
- o processo de venda também deve incluir, obrigatoriamente, um público, é preciso saber quem são as pessoas interessadas no que a sua empresa tem a oferecer, quais as questões que elas desejam e precisam resolver a partir da compra;
- a praça compreende o formato de distribuição, ou seja, os canais pelos quais o público pode adquirir o produto, entre pontos-de-venda físicos e virtuais;
- e, finalmente, é preciso definir um preço competitivo e acessível para o público estabelecido.
É preciso fazer um desenho que leve em consideração a importância de cada um dos pontos acima, tanto separadamente quanto em conjunto, para a sua empresa alcançar e manter o sucesso.
Ou seja, analisar o marketing para agregar cada vez mais valor para a marca, conquistando uma fatia cada vez maior de mercado.
O marketing é uma parte da estratégia
A análise de marketing começa muito antes de pensarmos em como fazer uma propaganda persuasiva. O marketing define quem é a empresa, quem é seu cliente, quais os diferenciais dos produtos/serviços, etc.
É a partir desse conjunto que será possível definir propagandas que transmitam com a maior exatidão possível a sua mensagem de marketing.
Como parte de qualquer boa estratégia, o marketing exige a definição de objetivos a curto, médio e longo prazo, a priorização de ações e a definição de indicadores de sucesso.
Isso significa pensar de forma realista, traçando metas que sejam possíveis dentro do prazo, realidade da empresa e do mercado e a partir dos investimentos realizados.
E a propaganda, o que é?
Para poder entender a diferença entre marketing e propaganda, é preciso conhecer cada um dos assuntos.
Abordei, até agora, o primeiro e sua relação com o segundo.
Mas, vamos nos dedicar a conhecer e conceituar a propaganda e seu universo. Falamos acima sobre persuadir o cliente, transmitir mensagens de marketing que o ajudem a se decidir pela sua marca, seus produtos e serviços.
A propaganda entra em cena nesse momento, utilizando diversos canais de comunicação (físicos e virtuais) para difundir publicamente cada mensagem da forma mais atraente possível.
Propaganda não é meramente informativa, ela não é jornalística (embora também tenha compromisso com a verdade). A questão aqui é buscar convencer a pessoa que lê o flyer, vê o comercial, a ficar, no mínimo, curiosa o suficiente para dar uma chance à sua marca na próxima vez que precisa de um determinado produto.
É por isso que a escolha de cada item que compõe a propaganda é tão essencial: dos atores, à arte e aos meios.
Porque ela acaba sendo o seu cartão de visitas.
A propaganda é uma parte do marketing
Depois que você entendeu profundamente quais são as demandas do seu cliente e como você irá satisfazê-las, existe uma questão um pouco complicada: seu cliente ainda não sabe que você existe.
Com tantas marcas, tantas informações, seu cliente precisa não apenas estar diante da sua marca, mas reconhecê-la, identificá-la. Somente assim ele poderá se dar conta da sua presença e estabelecer uma relação de confiança em grau suficiente para efetuar a compra.
Tanto o marketing como a propaganda têm um denominador comum: o foco no cliente. Todos os esforços são voltados para mostrar e fortalecer as funcionalidades do que é oferecido.
Podem existir duzentas marcas de shampoo anticaspa no mercado, mas é preciso se concentrar em apresentar o que o torna melhor, seja na formulação, no tempo para a obtenção dos resultados, o preço em relação à concorrência, a escolha dos ingredientes, a preocupação com o meio ambiente.
É a partir desse conjunto de características que você dará as bases para que o público possa se decidir pelo que é melhor para ele. Ganha quem for o melhor.
Para fazer boas vendas, a percepção da sua empresa na cabeça do cliente precisa passar de “Quem é você?” pra “Gostei muito da compra que fiz e estou te recomendando para meus amigos!”. Experimente até achar os melhores canais de divulgação
Existem duas coisas sensacionais sobre a propaganda:
- Você nunca terá certeza absoluta se ela irá alcançar os objetivos do plano de marketing.
- O que funciona para uma empresa não necessariamente funcionará para outras.
Com essas duas premissas em mente, você precisa ter consciência de que para ser líder do seu mercado é preciso interagir o máximo possível com as pessoas (clientes, fornecedores, parceiros, formadores de opinião do setor, etc.) para ter um conhecimento cada vez maior sobre a sua área de atuação e o seu posicionamento de mercado, além de testar diferentes formas de propaganda.
É como a maioria das coisas na vida: o tempo e as experiências vão trazendo a sabedoria. Conforme você ganha conhecimento sobre o que funciona e o que não funciona, a probabilidade de acertos aumenta muito.
Seja um verdadeiro cientista: elabore hipóteses (plano de marketing), faça testes dos diferentes meios de se comunicar com o cliente (propaganda) e revise sua estratégia a partir dos resultados obtidos.
Unindo forças: marketing e propaganda em prol da sua marca
Diferentes e complementares, marketing e propaganda devem caminha sempre de mãos dadas.
A construção de uma marca forte passa sempre por uma boa estratégia, um planejamento eficaz, uma execução dedicada e uma avaliação constante.
Essa conjunção de fatores, com o passar do tempo, vai criar um ciclo produtivo, aumentando a capacidade de convencimento das suas propagandas e fazendo com que suas estratégias de marketing sejam cada vez mais certeiras.
A partir do momento em que o cliente tem uma resposta positiva sobre as expectativas geradas acerca de seu produto, ele vai procurar repetir essa experiência, além de também propagá-la.
Assim, a cada propaganda, essa relação se fortalece a partir de um reforço positivo.
Isso também significa que marketing e propaganda devem ser sempre repensadas e reavaliadas, de acordo com as novas realidades de mercado.
Nada é imutável e para se estar sempre na dianteira é preciso estar sempre de olho em quem vem atrás.
E a publicidade?
Algumas pessoas defendem que a propaganda se refere à propagação de ideias e valores de uma marca, enquanto a publicidade tem um cunho estritamente comercial.
Mas, no Brasil, o CENP (Conselho Executivo de Normas Padrão) considera publicidade e propaganda como sinônimos. Na prática, não importa muito o nome que você usa e sim se você tem uma boa estratégia e sabe quais os melhores meios para chegar até o seu cliente.
Um exemplo bem interessante de aplicação de uma estratégia de marketing digital é o uso do Facebook para gerar novos negócios.
O interessante é pensar que embora tenham diferenças, marketing e propaganda (ou publicidade) têm por objetivo fazer com que a sua empresa cresça e apareça.
E num mercado de competição feroz, entre crises econômicas e políticas, a premissa é bastante tentadora. Portanto, não deixe de investir no fortalecimento da sua marca para vender mais e melhor.
Agora que você sabe a diferença entre marketing e propaganda, que tal levar esse conhecimento aos seus amigos e contatos que também possam ter essa dúvida? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!