O que é um copywriter e o que ele pode fazer pela sua empresa?
Traçar estratégias eficientes para aumentar as vendas demanda tempo e investimento. Com o passar dos anos, os estudos em marketing ajudaram os empreendedores apresentando novas soluções para atender à necessidade de vender mais. Uma dessas soluções é contar com o auxílio de quem saiba fazer conteúdos. Isso nos leva à pergunta: você sabe o que é um copywriter?
Aqui no Blog Empreendedores você encontra artigos reafirmando o quanto estratégias de marketing de conteúdo podem ajudar sua empresa a atingir suas metas. Produção de conteúdo também é o alicerce do trabalho de um copywriter. Vamos descobrir mais sobre esse profissional?
O que é um copywriter
É o profissional que produz textos com o objetivo de realizar uma venda. Esses textos podem ser estratégias publicitárias mais conhecidas, como slogans, ou materiais informativos, como ebooks ou infográficos.
Ao contrário do marketing de conteúdo, que obedece às estratégias do funil de vendas para produzir seus materiais, o profissional de copywriter tem uma única missão: ajudar a empresa a vender.
Copywriter na prática
Esse profissional produz conteúdos relevantes, que conseguem vencer algumas barreiras — que evitam que o leitor compre determinado produto ou adquira um serviço. Dessa forma, podemos concluir que uma boa tarefa de um copywriter é aquela que motiva e inspira o leitor.
Exemplos da estratégia de copywriting
Roteiro de telemarketing
Quando as respostas dos clientes são analisadas, é possível identificar características comuns, apresentadas por eles para refutar uma compra. Sendo assim, o copywriter escreverá um roteiro com argumentos que ajudem o atendente a vencer essa barreira.
Email marketing
O email marketing é uma boa ideia que costuma falhar por ser mal executada. Um copywriter ajuda a criar chamadas relevantes, que respondam aos questionamentos do consumidor, fazendo com que ele queira visitar o site principal.
Ebooks
Dependendo do segmento em que se atua, o público pode apresentar várias dúvidas sobre o assunto em questão. Tomemos como exemplo uma seguradora: esse desconhecimento sobre o tema afasta clientes, mas pode ser driblado por meio de um material que ofereça respostas para questões relacionadas a um seguro de vida, por exemplo.
Roteiro para apresentações
Alguns empresários conseguem atrair grandes investimentos para suas empresas aproveitando o espaço de uma apresentação. Nesse caso, o copywriter é responsável por produzir um discurso que apresente ao ouvinte argumentos que o convençam a fazer negócios com a empresa.
Catálogos de produtos
Essa é uma das formas mais clássicas de vender, mas ainda assim precisa ser pensada de forma cautelosa para surtir efeito. Para fazer com que esse investimento gere resultados, é fundamental que o material seja produzido por um copywriter experiente nesse tipo de criação.
Existem outras maneiras de aproveitar bem o trabalho de um copywriter — whitepapers, slogans e a construção de um blog com conteúdos otimizados para SEO são alguns exemplos. É interessante ressaltar que essa estratégia pode contribuir para a geração de bons leads e, claro, com as outras estratégias de marketing digital.
Se tiver dúvidas sobre sua eficiência, continue conosco e confira este artigo sobre investimento em inbound marketing.