como atrair clientes

Confira 8 técnicas de como atrair clientes usando Marketing Digital

Toda empresa deseja conhecer o segredo de como atrair clientes pelos meios digitais, tais como sites, redes sociais, e-mail, e afins. No entanto, a tarefa é mais difícil do que parece, especialmente por causa do nível de conhecimento e dos recursos humanos disponíveis para o trabalho.

Pelo menos é isso que a Content Trends 2019 mostra para gente. Na pesquisa, empresas que não adotam estratégias de Marketing de Conteúdo (apenas uma das facetas do Marketing Digital) listaram 4 principais obstáculos para o sucesso das suas ações:

  • 31,9% disseram que era o desconhecimento da estratégia;
  • 25,7% falaram que não tem equipe disponível pro trabalho;
  • 15,3% afirmaram não ter o budget necessário;
  • 9,7% escolheram a falta de tempo como principal obstáculo.

Com isso em mente, nós listamos abaixo 8 excelentes técnicas que ensinarão a você e sua empresa como atrair clientes agora mesmo usando o Marketing Digital. São estratégias baratas e que podem ser realizadas com relativo pouco tempo e recursos humanos. Leia tudo até o fim!

1. Invista em um blog corporativo para atrair clientes

Muitas empresas se sentem receosas de abrir um blog corporativo em 2022. Afinal, será que “blogs ainda valem a pena”? 

Mas é claro que valem! Os números não permite enganos sobre o assunto. Por exemplo, 70% dos consumidores prefere conhecer mais sobre uma empresa por um blog do que via outras plataformas de publicidade.

Além disso, empresas que trabalham com o Marketing de Conteúdo via blog corporativo conquistam, em média, 1,3 vezes mais visitas e 1,4 vezes mais leads do que as companhias que não fazem isso. 

Ou seja, não há discussão: criar um blog corporativo é uma das maneiras mais eficazes para atrair clientes na Internet.

2. Aposte na mídia paga para atrair em curto prazo

Criar um blog corporativo é um dos segredos de como atrair clientes pela internet. No entanto, trata-se uma estratégia que demonstra melhores resultados no longo prazo.

Quando não há muito tempo para esperar e você precisa de retorno imediato, uma excelente técnica para atrair as pessoas é investir na mídia paga.

Em poucas palavras, mídia paga consiste em anúncios e impulsionamentos na internet, em plataformas como o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e mesmo outros sites e blogs.

As vantagens de investir em mídia paga são:

  • retorno rápido;
  • baixo custo;
  • orçamento controlado;
  • maior conversão.

Além disso, as mídias pagas permitem o uso do remarketing, que é tentar converter um potencial consumidor que interagiu com o seu site, mas não fechou negócio. Dessa forma, a empresa diminui o desperdício de leads e aumenta a eficácia da sua estratégia.

3. Aprenda como atrair clientes pelas redes sociais

Apesar de vistas como monstros devoradores de produtividade, as redes sociais são excelentes plataforma de negócios. 

É possível usá-las, portanto, para atrair clientes pelo Marketing Digital, desde que você aprenda como gerar engajamento no Instagram, Facebook, YouTube e outras plataformas.

O primeiro passo para isso é entender que cada rede funciona de uma maneira e pede um tipo de material. Os vídeos feitos para o YouTube, por exemplo, devem ser diferentes daqueles produzidos para o Instagram.

No entanto, é necessário manter uma coerência visual e de marca em todas as plataformas, de maneira a não afastar os seguidores e nem causar estranhamento.

Além disso, aprenda como dominar as ferramentas de segmentação de cada rede social para entregar a sua mensagem para o público mais disposto a ouvi-la, aumentando sua conversão no processo.

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4. Invista em conteúdos em mídias diferentes

Você sabia que o vídeo é o formato de conteúdo preferido dos usuários, com 68,2% das pessoas consumindo alguma coisa audiovisual na internet?

Isso mostra que existem diversos formatos de conteúdo para explorar na sua estratégia de Marketing Digital. Além dos vídeos, você pode usar:

  • podcasts (segundo o Spotify, o número de ouvintes de podcasts subiu 330% nos últimos anos);
  • webinars;
  • ebooks;
  • infográficos;
  • relatórios de pesquisas;
  • estudos de caso;
  • aplicativos mobile.

Por isso, se você quer atrair clientes para sua empresa, seja criativo e explore as possibilidades. A ideia é criar mais tentáculos para alcançar mais e mais potenciais consumidores na sua estratégia.

5. Use a automação de marketing para atrair clientes

Se você se encaixa entre os quase 50% de empresas que disseram não ter tempo, dinheiro ou equipe para investir em Marketing Digital, conheça agora mesmo a automação de marketing.

Em poucas palavras, essa técnica consiste em usar softwares automatizados para nutrir seus leads e movê-los pelo funil de vendas montado pela empresa. 

Algumas das suas vantagens incluem menos custos e mais vendas (empresas que usam a automação de marketing geram leads que fazem 50% mais compras e custam 33% menos).

Isso sem falar no aumento de produtividade: empresas pequenas que investem em automação registram mais de 86% de eficiência nas suas ações de marketing.

6. Aprenda técnicas de SEO para saber como atrair clientes

Você sabia que só 0,78% dos usuários clicam em algum post da segunda página do Google e que mais de 75% do tráfego de buscas ficam com as 3 primeiras posições no buscador?

Por isso, é essencial investir em técnicas de SEO para otimizar o seu site, blog e conteúdo, de modo a ser encontrado na Internet. Esse é um dos principais segredos de como atrair clientes online.

7. Faça parcerias com influenciadores para atrair pessoas

Uma das grandes tendências de Marketing Digital atualmente é fazer parcerias com influenciadores para direcionar o público para as ações da empresa.

Para se ter uma noção da eficácia dessa estratégia, a marcas que trabalham com influenciadores no seu ramo notam de 3 até 10 vezes mais conversão nas suas ações.

No entanto, é importante avaliar bem os influenciadores e seu poder de persuasão, além do conteúdo da estratégia, antes de usá-los para atrair clientes para sua empresa.

8. Estabeleça parcerias de comarketing com outras empresas

Pode parecer contra produtivo, mas você já parou para considerar fazer uma parceria com uma empresa que tenha o mesmo público-alvo que você?

Companhias assim não são, necessariamente, concorrentes. Pense, por exemplo, em uma loja que venda fantasias infantis e um buffet para aniversários. 

O público é o mesmo, mas o produto é diferente. Assim, elas podem se indicar aos clientes para que ambas fechem mais negócios.

Existem diversas tipos de parcerias que o Marketing Digital pode oferecer para sua empresa:

  • guests posts;
  • conteúdo conjunto;
  • recomendações e interações nas redes sociais;
  • campanhas conjuntas;
  • promoções em parceria.

Ufa, quanta coisa, não é mesmo? Com certeza você está com vontade de ir logo testar essas técnicas de como atrair clientes na internet.

Por fim, para vencer o desconhecimento e aprender a dominar todas as técnicas para atrair os consumidores online, confira também o treinamento do Aura Metamorfose!

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