Trade Marketing

Saiba o que é Trade Marketing e como desenvolvê-lo

Antes de falar sobre Trade Marketing, quero dizer que gosto de paçocas, assim como qualquer outro alimento feito a base de amendoim.

Para se ter uma ideia do gosto que tenho por esse doce, dois dos trabalhos que fiz no curso de Publicidade foram baseados em paçoca. Certo dia, ao caminhar pelo supermercado, uma bandeirola me chamou a atenção, pois anunciava a novidade do momento: paçoca diet!

Como o metabolismo não tem me tratado muito bem, peguei para experimentar. É muito boa!

Ok, mas o que é Trade Marketing?

Mas enfim, este post não é para falar sobre paçocas e sim sobre o que é Trade Marketing. Já ouviu falar nesse termo? Para entendê-lo melhor, é preciso primeiro compreender o significado de trade: é uma atividade praticada pela indústria do consumo que têm como foco os canais de distribuição, tanto no varejo quanto no atacado.

Ou seja, a empresa que produz o produto precisa elaborar uma estratégia de Trade Marketing para deixá-lo mais atraente àquele que vai oferecê-lo no ponto de venda.

E isso foi feito com o lançamento da paçoca diet. Nesta época em que todo mundo quer ser fit, mas sem abrir mão do que é gostoso, o doce é um produto muito bem aceito e seguramente sua fabricante ou distribuidora desenvolveu para os varejistas uma série de peças publicitárias como a bandeirola que vi no mercado, stoppers, adesivos de chão, cartazes, etc.

Curso de Marketing e Vendas

Afinal, é muito bem-vindo ao varejista um produto que não pare nas prateleiras, gerando vendas e agradando o comprador final. Afinal, 70% das decisões de compra são tomadas nos pontos de venda, o que ainda torna frequente ações como promoções e merchandising.  

Ou seja, basicamente o Trade Marketing é focado nos fundamentos da venda, como Distribuição, Display, Preço e Promoção. Desta forma, ele pode desenvolver estratégias de Marketing alinhadas à marca a fim de subir o volume de vendas e valor entregue ao cliente.

Portanto, uma ação de Trade Marketing precisa ter uma estratégia muito bem desenvolvida envolvendo a marca e os canais de distribuição do produto. Afinal, o caso da paçoca deu certo (ao menos assim acredito, pois quase todo mundo adora paçoca, ainda mais da Santa Helena que é autoridade no segmento), mas e se fosse um produto pouco atrativo de uma marca desconhecida? Será que alguém iria comprar?

Como desenvolver a estratégia de Trade Marketing

Assim como toda ação de Marketing, o Trade requer investimento. Algumas agências costumam separar de 5% a 10% do orçamento de uma campanha destinada a ações de Trade Marketing e, se elas forem um fiasco, todo mundo sai perdendo: a empresa que fabrica o produto por achar a campanha ineficaz, o varejista que não vê as vendas acontecerem e o cliente final que não verá valor algum naquele produto e ainda poderá colocá-lo na lista de “coisas das quais não preciso”.

Aliás, para que essa estratégia seja bem elaborada, até mesmo já existem agências de Trade Marketing.

Logo, toda vez que você for ao mercado, à farmácia, à padaria ou mesmo ao mercadinho que fica próximo a sua casa e vir algum cartaz publicitário promovendo um produto – por menos e mais discreto que seja – já sabe que por trás existe uma ação de Trade Marketing.

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