Conheça as 29 maiores franquias de sucesso do Brasil
Franquias são uma boa alternativa de investimento para empreendedores que sonham em abrir o próprio negócio. Geralmente, são negócio que já deram certo e as empresas buscam expansão através de franqueados.
O empreendedor, por outro lado, encontra maior segurança recebendo todo o apoio necessário (infraestrutura, treinamento, marketing, suporte de gestão, etc.) para se enquadrar ao padrão da empresa e também alcançar esse sucesso.
O número de franquias vem crescendo no país e a oportunidade é atrativa tanto para o franqueador (crescimento do negócio), quanto para o franqueado (realiza o sonho de ter o próprio negócio), comunidade (geração de empregos) e governo (aumento de receitas com impostos).
Pensando nisso, desenvolvemos esse post para você conhecer as 29 franquias de sucesso existentes no Brasil e no exterior com atuação no país. Venha descobrir!
As 29 franquias de sucesso no Brasil
1. O Boticário
A rede de franquias O Boticário foi nomeada como a maior do segmento de perfumes e cosméticos no Brasil. A empresa conta com mais de 3.700 lojas sendo que, aproximadamente 950 pontos de vendas são franqueados.
Segundo os gestores, o motivo que trouxe sucesso a estratégia de franquias foi o maior engajamento com os franqueados através da política de transparência, participação dos empreendedores em todos os projetos e treinamentos constantes.
2. Lacqua di Fiori
A Lacqua di Fiori conta com uma rede de franquias com mais de mil pontos de vendas espalhados por todo o país e por mais de trinta anos vem trabalhando para construir o sucesso da marca.
Com foco direcionado para o segmento de perfumes, os gestores atrelam o sucesso das franquias à criação de produtos com qualidade superior aos concorrentes e alinhados com as tendências mundiais.
3. Adcos
Com mais de 80 pontos de vendas, em sua maioria lojas franqueadas, a Adcos atua fortemente no segmento de produtos de beleza.
Para os gestores da empresa, o sucesso das franquias se deve ao fato da maior aproximação com os empreendedores e apoio gerencial e operacional concedido.
4. Alphagrafics
Atuante no segmento de impressão e design, a rede de franquias Alphagrafics tem apresentado números expressivos que representam o crescimento do setor.
Há um consenso entre os gestores da marca quando o assunto é o sucesso das franquias. Segundo eles, fatores como engajamento e a busca constante por inovações tem contribuído para a atratividade do negócio.
5. Apolar Imóveis
Há mais de 45 anos, a empresa Apolar Imóveis deu início as suas operações no estado do Paraná. Com foco e visão direcionados para o mercado imobiliário, os gestores encontraram nas franquias uma solução de crescimento para o negócio e tiveram sucesso com a estratégia.
As franquias recebem treinamentos periódicos, garantias de redução de riscos e um alto nível de know how transferido.
6. Casa do Construtor
Atuante no segmento de gestão participativa, a Casa do Construtor possui uma rede de franquias direcionada para atender as necessidades da construção civil alugando equipamentos para as construtoras.
Entre os fatores que contribuem para o sucesso dos franqueados estão a participação deles nas reuniões e comitês do conselho de gestão da empresa e o suporte remoto oferecido para solucionar problemas operacionais e gerenciais.
7. Limpidus
A Limpidus atua no segmento de limpeza corporativa e com mais de 35 anos em atividade já conta com aproximadamente cem lojas franqueadas.
A demanda cada vez maior e o suporte gerencial e operacional concedido aos franqueados são os fatores que contribuíram para as franquias de sucesso.
8. First Class
A rede de franquias First Class é destaque no segmento de cama, mesa e banho e já conta com quase 150 lojas franqueadas em todo o Brasil. Atualmente, a marca vive uma expansão do negócio e possui lojas também na Angola (África).
O sucesso das franquias, segundo os gestores, veio após a implantação de uma política de transparência rigorosa com os empreendedores e a adoção de ferramentas que impulsionassem o crescimento deles junto com a empresa.
9. China in Box
A China in Box atua no segmento de alimentação (fast food) e recentemente foca seus esforços para marcar presença em todos os grandes shoppings centers do Brasil.
Atualmente, a China in Box é a maior empresa de comida oriental com serviço delivery (entrega) no Brasil.
O sucesso das franquias se deve ao apoio técnico e estratégico oferecido em larga escala aos empreendedores interessados.
10. Domino’s Pizza
Em atividade desde a década de 1960, a rede de franquias Domino’s Pizza alcançou a marca de 12 mil pontos de vendas e mais de 80 países atendidos. O seu maior diferencial é o serviço delivery oferecido.
Segundo os gestores da empresa, o apoio estratégico e as ações de marketing inteligente concedidos diretamente da matriz, nos Estados Unidos, contribuíram para o sucesso atual.
11. Giraffas
O Giraffas é uma rede de franquias de restaurante. O foco é oferecer opções de pratos prontos ou montados pelo cliente, além de oferecer opções de fast food (hamburguers).
Com mais de 400 lojas franqueadas, o acompanhamento do negócio com maior proximidade do franqueado tem contribuído para o sucesso da estratégia.
12. Griletto
Atuante no segmento de alimentação, a Griletto possui uma rede de franquias dedicada a oferecer os melhores grelhados do Brasil.
Já são aproximadamente 170 lojas franqueadas espalhadas por todo o país e o sucesso, segundo os gestores da marca, se deve ao fato dos investimentos constantes em ações de marketing, treinamento e apoio operacional e gerencial aos franqueados.
13. Rei do Mate
O Rei do Mate possui mais de 330 pontos de vendas espalhados por todo o Brasil e conta com franqueados motivados com as vendas de vários tipos de chás, sucos, doces e salgados.
Segundo a empresa, o sucesso das franquias melhorou depois que foi aberto um canal de comunicação mais eficiente entre a empresa e franqueados.
14. Cia dos Espetinhos
Especializada na venda de espetinhos de churrasco com sabores únicos, a Cia dos Espetinhos foca seus esforços em superar as expectativas dos clientes no quesito rapidez e qualidade.
A maioria das franquias se concentra em quiosques presentes em grandes centros comerciais com alto fluxo de circulação de pessoas. A relação investimento x retorno é um das maiores razões para o sucesso.
15. Chocolate Brasil Cacau
Fundada em 2009 pelo grupo detentor das marcas Kopenkagen e Dan Top, a Chocolate Brasil Cacau se destaca entre as opções de franquias que possuem a melhor relação investimento x retorno.
A alta taxa de rentabilidade atrai empreendedores que sonham em lucrar com as altas vendas de chocolates em períodos de Páscoa, dia dos namorados, dia das mães e outros feriados presenteáveis.
16. Havaianas
Famosa pelas sandálias coloridas e descoladas, as Havaianas podem ser usadas em qualquer época do ano que estará na moda. Isso influenciou a abertura de aproximadamente 400 lojas franqueadas em todo o Brasil.
A troca de informações estratégicas e utilização das boas práticas de mercado resultaram no sucesso atual.
17. Chilli Beans
A marca Chilli Beans ganhou o posto de referência em vendas no segmento de óculos e acessórios no Brasil.
Com uma proposta jovem e descolada, a rede de franquias possui lojas com designs que atraem os amantes de óculos. A maior aproximação dos gestores com os franqueados tem contribuído para o sucesso das franquias.
18. Hering Store
A Hering atua com destaque no segmento de vestuário. Mais especificamente, roupas leves. Já são mais 650 lojas franqueadas espalhadas por todo o país e exterior.
O contato mais próximo com os empreendedores e o foco em ajudá-los a crescer são os fatores que mais contribuíram para o sucesso da rede de franquias da marca.
19. Outlet Lingerie
Com foco no segmento de roupas íntimas, a Outlet Lingerie investe na gestão participativa para engajar os franqueados. Com voz ativa nas reuniões, os empreendedores ajudam a empresa a tomar decisões estratégicas de crescimento no mercado.
20. Morana
A rede de franquias Morana foca em vendas de bijuterias e acessórios. O sucesso, segundo os gestores da marca, é o suporte técnico oferecido aos fraqueados nas áreas operacionais e gerencias do negócio para um bom desempenho.
21. Number One
Com mais de 130 pontos de atendimento em todo o Brasil, a rede de franquias Number One atua no segmento de educação oferecendo cursos de Inglês e se destaca pelo apoio oferecido no desenvolvimento e aplicação do planejamento estratégico das franquias.
22. CNA
Também focada no segmento educacional, a rede de franquias CNA oferece cursos de inglês e já conta mais de 600 pontos de atendimento espalhados pelo país.
O sucesso é atrelado à competição saudável entre os franqueados pela conquista de premiações e reconhecimento das unidades com melhor desempenho.
23. UpTime
O UpTime também é uma rede de franquia voltada para o ensino da língua inglesa. Atualmente, conta com mais de 200 escolas e o suporte oferecido aos franqueados é o motivo do sucesso.
24. Minds
Entre as franquias de sucesso no segmento educacional, não poderíamos deixar de mencionar a Minds. Com um diferencial no método de ensino para o idioma inglês (memotécnica) a empresa alcançou grande sucesso devido aos bons resultados de aprendizados gerados.
A gestão participativa também abre portas para sugestões e ideias inovadora para o negócio.
25. Cebrac
Desde a década de 1990, o Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos) atua com foco mais específico e oferece cursos de capacitação profissional e qualificação para o mercado de trabalho.
Já são mais de 150 franquias e o sucesso se deve ao fato de incluir os empreendedores nas decisões estratégicas da empresa.
26. On Byte
Com foco no ensino de idiomas e informática, a On Byte é uma rede de franquias destaque no segmento de cursos profissionalizantes.
Segundo os gestores, o baixo investimento necessário e o rápido retorno contribuíram para tornar o negócio mais atrativo financeiramente.
27. Ortodontic Center
Atuante no segmento de clínicas odontológicas, a rede de franquias Ortodontic Center possui mais 170 pontos de atendimento.
O suporte oferecido, treinamentos constantes e o monitoramento de resultados dos franqueados são alguns dos motivos que levaram aos bons resultados.
28. Sorridents
A rede de franquias Sorridents é voltada para o mercado de clínicas odontológicas e também possui mais de 170 unidades de atendimento espalhadas pelo país. Os franqueados recebem todo o suporte e recursos necessários para o alcance das metas.
29. Clube Turismo
Fundada em 2003, a agência de viagens Clube Turismo deu tão certo que em 2008 entrou para o segmento de franquias. Hoje, são 68 unidades físicas e aproximadamente 400 franqueados home office.
O suporte operacional e estratégico oferecido e o forte crescimento do mercado são alguns dos fatores que contribuíram para o sucesso das franquias.
O alinhamento de objetivos entre franqueadores e franqueados tem sido cada vez maior demonstrando total interesse por parte dos gestores em contribuir para o sucesso dos empreendedores que investem o seu suado dinheiro na empresa deles.
Como consequência, todos se beneficiam com maiores rentabilidades. Existem muitas franquias de sucesso espalhadas por diversos segmentos em todo o Brasil.
Ficou interessado em alguma delas? Aproveite as dicas, e sucesso no seu empreendimento!
Aproveite para conhecer também o setor de empreendedorismo cultural!