Como ser promovido na área do Marketing Digital
A dificuldade que muitos enfrentam para conseguir a promoção para o próximo nível, todavia, é não saber exatamente quais as competências necessárias para avançar na carreira. Ou seja: se você não sabe o caminho, fica difícil saber como ser promovido no Marketing Digital.
No artigo de hoje, nós ajudaremos a clarear o desenvolvimento da sua carreira como profissional de Marketing Digital. Você aprenderá os caminhos a percorrer e o que terá de fazer para conquistar cada nível.
Portanto, siga a leitura!
Quais os níveis de promoção no Marketing Digital?
Antes de aprender como ser promovido, é necessário saber o caminho que você traçará durante a sua carreira. Isso é importante pois cada nível de atuação dentro do Marketing Digital exige diferentes características e capacidades do profissional.
Sabendo quais são as demandas, portanto, permite que você possa se preparar adequadamente para elas.
Júnior
O profissional Júnior é aquele que ainda está na faculdade ou é recém-formado. Por isso, ele assume funções e trabalhos de menor responsabilidade ou poder de decisão, normalmente de ordem operacional.
Isso acontece porque o Júnior ainda não demonstrou ter a experiência e maturidade (não apenas profissional, como também emocional) para avançar dentro da carreira.
Pleno
Depois de passar de 2 a 3 anos como Júnior, é comum que o profissional seja promovido para Pleno.
Nessa posição, ele já assume tarefas de complexidade maior e, dependendo da posição ou da agência, pode até começar a liderar algumas equipes ou comandar projetos.
A ideia por trás da promoção é que o profissional, no estágio Pleno, já demonstrou que tem a capacidade de firmar uma posição no mercado. Agora, portanto, ele tem as condições para crescer e se desenvolver.
Sênior
Neste estágio, o profissional de Marketing Digital já mostrou que, não só tem as capacidades técnicas necessárias para se destacar, como também conta com capacidades de liderança.
Por isso, ele recebe uma maior carga de responsabilidade e autonomia dentro da empresa. É comum, por exemplo, que o profissional sênior coordene esforços de diferentes equipes para atingir um objetivo.
Também é esperado dele um nível de conhecimento técnico muito profundo na sua área, o que faz com que a maior parte das suas decisões não requeiram aprovação de superiores.
Especialista
O Especialista é um “desvio” do caminho tradicional da progressão de carreira do profissional de Marketing.
Esse nível não é um degrau obrigatório na tarefa de como ser promovido, mas ajuda a ser um profissional mais completo.
O Especialista ganha esse grau quando ele se torna uma referência em sua função. Normalmente, é um profissional mais agudo, no sentido que domina uma área específica do Marketing.
Por exemplo, é possível ser Especialista em SEO, Especialista em Marketing Digital ou mesmo Especialista em Marketing de Conteúdo.
Se tornar um Especialista é uma opção interessante de carreira pois permite que o profissional trabalhe com consultoria e tenha mais autonomia, caso decida sair de uma agência e se tornar autônomo.
Supervisor
Caso o profissional de Marketing Sênior ou Especialista comprove que tem capacidades de liderança, trato com outros colaboradores e sabe como gerenciar equipes, é possível que ele seja considerado para uma promoção a Supervisor.
A função do Supervisor é garantir que o trabalho realizado pela equipe de profissionais está adequado. Para isso, ele usa métricas de desempenho e avalia os resultados atingidos com base em metas estabelecidas previamente.
Para executar o trabalho, o Supervisor precisa, além da capacidade de liderança, dos conhecimentos específicos de mensuração de desempenho.
Gerente
Depois de provada sua competência como Supervisor, o profissional pode subir ao grau de Gerente.
Nesta posição, sua responsabilidade será de liderar os profissionais de Marketing Digital, propondo as metas e caminhos para a execução dos principais objetivos de cada projeto.
Uma das funções principais do Gerente é o de cultivar talentos dentro da equipe, contratando bons profissionais e auxiliando no desenvolvimento deles.
Por isso, o Gerente precisa de uma experiência de carreira inegável e substancial, para orientar profissionais, resolver conflitos e gerenciar os times.
Como ser promovido na sua carreira no Marketing?
Agora que você já entendeu qual o caminho que sua carreira no Marketing Digital pode seguir, é hora de aprender como dar cada passo nessa trajetória.
Como deu para ver acima, o profissional de Marketing Digital precisa cultivar dois grandes círculos de habilidades: o técnico e o interpessoal.
Assim, ele ou ela passará por um período inicial onde precisará mostrar sua competência técnica até se tornar um especialista no assunto.
Nesse meio tempo, ele aprenderá competências interpessoais para colocá-las a prova em cargos de chefia, como o Supervisor ou Gerente.
Como galgar esse caminho? Confira 5 maneiras a seguir!
1) Assuma as suas ideias
A carreira de Marketing conduz o profissional para níveis maiores de responsabilidade e autonomia.
Por isso, é importante assumir e bancar as suas ideias desde o começo, mesmo que os resultados tenham sido negativos.
É importante assumir e aprender com os erros e acertos, para continuar performando em alto nível em novos projetos.
2) Saiba receber e aplicar feedback
Receber feedback não é uma tarefa muito fácil, especialmente se for um retorno crítico a uma tarefa que dedicamos esforço.
Todavia, é importante saber como entender as críticas e sugestões dos colegas de equipe se queremos saber como ser promovido.
É difícil, claro, mas é importante tentar impessoalizar os feedbacks para tirar a carga emocional deles, tornando o comentário em algo construtivo para seu desenvolvimento.
O mesmo é preciso quando for você a avaliar o trabalho de alguém. Foque em comentários construtivos que conduzam aquele projeto a suas metas e objetivos.
3) Invista no relacionamento com colegas
Para alcançar as posições de liderança na empresa, é preciso ter boas competências interpessoais. E isso só vêm com muita prática.
Por isso, converse com seus colegas e invista no relacionamento com eles. Aprenda quais seus objetivos pessoais e como se comunicar com eles. Isso será útil quando precisar passar diretrizes para seu time.
4) Meça seu desempenho e saiba como melhorá-lo
Mesmo que sua empresa não tenha uma política de mensuração do desempenho das ações realizadas, é importante que você meça seus resultados.
Um dos segredos de como ser promovido é, claro, provar o seu valor. E, para isso, é importante ter um controle rígido da evolução de desempenho das suas ações.
Além disso, esse controle será útil para que você aprenda como fazer a gestão do seu tempo e aumentar sua produtividade.
5) Aprimore suas capacidades constantemente
A faculdade não é o último ponto de estudo de um profissional. É necessário continuar se aprimorando, atualizando e aprofundando seus conhecimentos.
Isso não significa só seguir os níveis de educação formal (pós-graduação, mestrado, doutorado), mas também estudar pela Internet, fazer cursos específicos e conhecer novas tecnologias.
O segredo de como ser promovido, portanto, é aprender como ser um profissional cada vez melhor. Na área do Marketing Digital, isso significa aprofundar seus conhecimentos técnicos e desenvolver competências interpessoais importantes.
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