marketing digital o que é

Marketing Digital: o que é preciso para começar (mesmo sem experiência)?

Conhecer Marketing Digital, o que é, como colocá-lo em prática não é mais um diferencial, mas um requisito do mercado. Para se ter ideia, 94% das empresas usam pelo menos uma ferramenta de Marketing Digital.

Se você ainda não entende direito como o ele funciona e o que você deve fazer para começar a usá-lo, nós temos o que você precisa. Então se ajeite na cadeira, relaxe as costas e siga a leitura deste conteúdo!

Marketing digital: o que é e como trabalhar com ele?

Para garantir que estamos falando no mesmo idioma, vamos começar definindo alguns conceitos: afinal de contas, o que é o Marketing Digital?

Você pode girar ao redor de definições e quotes (nós gostamos da explicação do Philip Kotler), mas o conceito básico por trás do Marketing é o posicionamento da empresa no mercado.

Marketing engloba, portanto, todo o conjunto de ações e estratégias para que uma empresa possa se posicionar de forma a gerar vendas.

Criar uma embalagem bonita e que chame atenção na prateleira do supermercado? Marketing de ponto de venda.

Contratar um famoso para falar do seu produto? Marketing de influenciadores.

Colocar o seu produto dentro de um filme ou novela? Marketing indireto.

Isso, entretanto, você provavelmente já sabia. O que talvez não soubesse (ou não tinha bem definido) é que o Marketing Digital são as ações realizadas no ambiente online. Ou seja, na Internet.

Simples, né? O conceito, sim. Mas tem muito mais dentro do Marketing Digital. Vejamos a seguir!

Quais os principais canais do Marketing Digital?

O Marketing Digital é o conjunto de ações para posicionar a empresa em um ambiente online e gerar vendas. Mas que ambiente é esse? Mais precisamente: quais os canais por onde essas estratégias ganham vida?

Confira as 7 mais conhecidas (mas não únicas) abaixo!

1) Blog

Uma das principais ferramentas de Marketing Digital é o blog (pessoal ou corporativo). Ele é usado por 89,2% da empresas que investem em conteúdo para a Internet.

O blog se caracteriza por ser um espaço para publicar material de valor para as personas de uma estratégia digital, atraindo um fluxo de visitantes que pode ser convertido em leads e, posteriormente, em clientes.

Para trabalhar com esse canal, é importante entender sobre a produção de conteúdo online e sobre SEO, para conquistar boas colocações nos mecanismos de busca.

2) Redes sociais

As redes sociais estão entre as ferramentas de Marketing Digital mais usadas atualmente. Uma das razões disso é a versatilidade delas.

As redes funcionam como plataformas próprias (com segmentação de anúncios, obtenção de seguidores e conversão de leads), mas também podem ser usadas para estratégias de Marketing de Conteúdo e até de vendas diretas.

As principais redes para o Marketing Digital atualmente são as seguintes:

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3) Vídeos

54% das empresas que usam estratégias de conteúdo na Internet trabalham com a produção de vídeos. E a tendência é que esse número cresça nos próximos anos.

A razão é fácil de entender: o conteúdo audiovisual tem grande poder de engajamento e de comunicação com o público.

Em plataformas como o YouTube, Facebook, Twitter e o Stories do Instagram, os vídeos são usados para entregar conteúdo de valor e fazer branding para as empresas.

5) E-mail Marketing

Ainda hoje o e-mail é uma das grandes ferramentas do Marketing Digital. O que é fácil de entender: 73% dos millennials prefere receber comunicação corporativa por e-mail do que outros canais.

O e-mail marketing tem papel importante nas estratégias de Marketing Digital. Ele é uma das formas mais populares de conversão de leads atualmente, permitindo que a empresa abra um canal mais íntimo (e automatizado) de diálogo com os consumidores.

6) Links Patrocinados

Uma das grandes vantagens que o Marketing Digital tem sobre o Tradicional é a possibilidade de segmentação dos seus anúncios via links patrocinados.

Seja no Google, Facebook ou outras plataformas, os anúncios pagos de impulsionamento são capazes de encontrar o público-alvo ideal para sua empresa.

Com isso, sobe a probabilidade de conversão nos anúncios e aumenta a eficácia de cada peça publicitária (que passa a custar menos e gerar mais em retorno).

7) Marketing de Conteúdo

Nós falamos várias vezes sobre conteúdo publicado em blog, vídeo ou redes sociais, então vale a pena um panorama geral sobre o Marketing de Conteúdo.

Em poucas palavras, essa vertente do Marketing Digital visa estabelecer uma estratégia de publicação de conteúdo de valor para a persona de uma empresa, de forma a atraí-la para a estrutura da companhia.

Uma vez no site, o público é conduzido por uma jornada de compras, via a publicação de conteúdos de qualidade, que visa esclarecer suas dúvidas, educá-la sobre suas necessidades e fechar vendas.

Atualmente, 73% das empresas adotam Marketing de Conteúdo, gerando 2,6 vezes mais visitantes do que aquelas que não usam a estratégia.

Como começar a trabalhar com Marketing Digital?

A melhor maneira de começar a trabalhar nesse mercado é colocar a mão na massa e atuar com Marketing Digital. O que é a mesma coisa que dizer: criar um blog e estabelecer uma estratégia pessoal.

Nós acreditamos que a experiência prática é essencial para entender o funcionamento do Marketing Digital como um todo.

Por isso, recomendamos que você crie um blog e estabeleça algumas metas pessoais para ele, como obter determinado número de visitas em um tempo específico.

A partir disso, use todas as ferramentas e canais de Marketing Digital (como e-mail marketing, redes sociais, vídeos, links patrocinados) para entender como elas funcionam em conjunto.

Esse exercício tem tudo para ensinar como o Marketing Digital funciona, quais as forças e fraquezas e, mais importante, como um iniciante pode tomar parte nesse sistema.

Agora que você já entende mais sobre Marketing Digital, o que é, quais seus canais e como colocá-lo em prática, pode dar prosseguimento ao seu estudo e capacitação no assunto.

Mas, primeiro é fundamental fazer um planejamento. Para que aprenda a montar o seu, confira este artigo que redigimos sobre o assunto!

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