Endomarketing

Aprenda agora a usar o Endomarketing a seu favor!

Você que chegou a este artigo para saber o que é endomarketing, precisa saber primeiramente que no mundo em que a tecnologia se torna cada vez mais avançada e mais acessível, não são simplesmente os processos tecnológicos os responsáveis por diferenciar as empresas.

Mais do que nunca, o que torna uma empresa diferente das demais são as pessoas que trabalham nessa organização.

Com isso, cuidar da gestão de recursos humanos de maneira adequada é uma forma de garantir bons resultados para a empresa de maneira geral.

Nesse sentido, a comunicação e suas estratégias fazem a diferença e é nesse cenário em que o endomarketing desponta como uma tendência cada vez mais presente na realidade de empresas de todos os tipos.

Se feito da maneira correta, ele pode gerar benefícios importantes para o negócio — mas afinal, o que é endomarketing? A resposta você confere a seguir.

Qual é o conceito de endomarketing?

O endomarketing também é conhecido como marketing interno e pode ser considerado como o conjunto de ações de comunicação e engajamento interno.

Enquanto o marketing “tradicional” foca-se no cliente externo para que ele compre os produtos ou contrate os serviços da empresa, o endomarketing se foca nos colaboradores e em todos que fazem parte do negócio.

Mais do que apenas utilizar os conceitos de marketing, essa estratégia conta com o uso de conceitos de administração e de gestão de recursos humanos de modo a criar uma comunicação assertiva e alinhada.

O objetivo, portanto, consiste em persuadir o primeiro cliente, que é o cliente interno.

Isso cria as bases para que a empresa consiga ter sucesso em sua comunicação externa, assim como para oferecer aquilo a que se propõe, como produtos ou serviços.

Qual o papel do RH no endomarketing?

Apesar de ser uma estratégia que utiliza muitos dos conceitos de marketing, o endomarketing não é feito somente por essa equipe.

Nessa estratégia, o RH tem um papel crucial de apoiar as estratégias para que elas sejam adequadas para a realidade da empresa.

O RH é o responsável, por exemplo, por identificar as necessidades desses clientes internos de modo que a comunicação possa ser estruturada de maneira mais assertiva.

Já a equipe de marketing tem como objetivo traduzir em campanhas e ações a mensagem que a empresa deseja passar, obtendo o engajamento e a resposta desejados.

Quanto mais integração existe entre os setores para desenvolver essa estratégia, mais panorâmica é a visão que se possui para construir ações que sejam realmente efetivas para estimular os colaboradores de modo adequado.

Como realizar a aplicação do endomarketing?

Somente conhecer o conceito de endomarketing não é o suficiente, já que ele precisa ser colocado em prática de maneira adequada.

Sua aplicação precisa ser bem estruturada e bem planejada, porque somente dessa forma a alocação de recursos seja otimizada. Nesse sentido, algumas etapas e possibilidades incluem:

Defina objetivos e estabeleça um planejamento

Não existe estratégia de marketing que seja bem-sucedida e escalável se não houver planejamento.

Sem um planejamento adequado é impossível conhecer qual o desempenho das ações ou qual é o retorno do investimento, por exemplo.

Por isso, o primeiro passo para uma estratégia de sucesso inclui a definição de objetivos com esse tipo de comunicação.

Se a empresa está encarando um problema de desmotivação, baixa produtividade ou elevada taxa de absenteísmo, por exemplo, o objetivo pode se relacionar a melhorar esses níveis.

A partir disso, é preciso estabelecer um planejamento. Quais as metas ajudam a construir o objetivo?

Quais são os recursos disponíveis para colocar a estratégia em prática?

Qual será a definição de prazos e quais indicadores vão mostrar a evolução desse processo?

Tudo isso deve ser definido e documentado de modo que os resultados do endomarketing possam ser acompanhados e ajustados.

Estabeleça canais de comunicação interna

Com todo o planejamento tendo sido estruturado, uma das possibilidades inclui o estabelecimento de canais de comunicação interna.

Favorecer a troca de informações dentro do negócio é uma das formas de colocar o endomarketing em prática e obter seus benefícios.

Manter-se preso a somente as reuniões ou aos e-mails institucionais não é tão vantajoso quanto parece.

Em vez disso, vale a pena criar boletins informativos, utilizar a intranet e até mesmo apostar em aplicativos e comunicadores instantâneos.

Também é importante horizontalizar a comunicação. Em vez de que o fluxo ser apenas da gestão em direção aos colaboradores, também é preciso que os colaboradores possam dar sugestões, tirar dúvidas e tecer comentários relevantes.

Institua políticas de benefícios

Além de se preocupar com a comunicação em si, também é importante dar atenção para todo o processo de reconhecimento e feedback que é preciso para que os colaboradores fiquem motivados.

Com isso, uma ação de endomarketing bastante benéfica consiste na criação de políticas de benefícios.

Uma política de benefícios pode ir além daqueles que são obrigatórios por lei, garantindo que os profissionais se sintam mais satisfeitos de estarem ocupando cargos na empresa.

A Vale do Rio Doce, por exemplo, oferece o vale-cultura entre seus benefícios, estimulando que seus funcionários comprem livros ou participem de eventos com manifestações artísticas em seu tempo livre.

Elabore uma política de reconhecimento

Além de oferecer benefícios, também é relevante elaborar uma política de reconhecimento baseado no desempenho de cada funcionário.

Isso estimula o senso de meritocracia, torna a bonificação mais justa e ainda estimula uma competitividade sadia no ambiente de trabalho.

É o caso de oferecer recompensas a vendedores que baterem suas metas ou a agentes que atingirem determinados indicadores.

O reconhecimento pode vir em forma de benefícios materiais, como valores extras no salário ou presentes, assim como em forma de folgas, promoções e assim por diante.

A empresa aérea LATAM, por exemplo, tem uma política para seus agentes de viagens: a cada venda de bilhetes, o agente ganha um ponto.

Esses pontos se somam ao Multiplus, programa de fidelidade da empresa, permitindo que o funcionário resgate suas recompensas em viagens e outros prêmios. Quanto mais ele vender, mais pontos acumula.

Ofereça conhecimento e atualização

Mais do que benefícios e vantagens financeiras ou de bens materiais, também é necessário cuidar de questões intangíveis, como a educação.

Quando uma empresa investe no treinamento de seus colaboradores, ela cria profissionais mais preparados para o mercado, que conseguem trabalhar com mais qualidade e que se sentem mais satisfeitos e valorizados.

Nesse sentido, é possível realizar parcerias com instituições de ensino, como empresas de treinamento ou mesmo universidades, conseguindo descontos, bolsas ou mesmo oferecendo o curso gratuitamente.

A empresa também pode investir em criar sua própria plataforma de ensino, como ao oferecer vídeos, apresentações e livros relevantes para a educação contínua do profissional.

Crie espaços e eventos colaborativos

Estimular a colaboração é fundamental para que haja uma troca benéfica de experiências e vivências dentro da empresa.

Com isso, é recomendado que as ações de endomarketing também criem espaços e eventos que valorizem essa troca.

Ter um espaço de descanso para que os funcionários possam conversar brevemente durante suas pausas, por exemplo, ajuda a melhorar o clima da empresa e favorece a criação de laços entre os colaboradores.

Curso de Marketing e Vendas

Outra possibilidade inclui a realização de eventos, como workshops e palestras.

Nesse caso, inclusive, dá para estimular que os próprios colaboradores façam apresentações em temas que tenham interesse e conhecimento e que possam ser úteis para os demais.

Faça pesquisas de clima organizacional

O clima organizacional é um fator muito importante para o desempenho dos funcionários.

Se a comunicação apresenta ruídos ou se as atitudes e comportamentos apresentam um padrão negativo, o resultado surge em forma de desestímulo ao trabalho e desinteresse em certas funções.

Entender o que está errado nesse sentido permite que a empresa ajuste sua estratégia de endomarketing de forma a otimizar os resultados.

Por isso, semestralmente ou anualmente vale a pena realizar uma pesquisa para medir o clima com os colaboradores e estabelecer o que deve ser modificado ou adicionado a essa comunicação.

Crie um plano de carreiras

Saiba que as empresas que possuem um programa de plano de carreira transmitem uma imagem de valorização de seus colaboradores e por consequência chamam a atenção para que profissionais disponíveis no mercado queiram trabalhar nela.

Além disso, os colaboradores que já estão dentro do negócio ficam mais motivados a trabalharem com muita dedicação, pois conseguem enxergar possibilidades de crescimento que podem levá-los à realização profissional.

A boa notícia é que para criar um plano de carreiras não precisa começar de forma complexa, basta divulgar as oportunidades que surgirem para os cargos de um nível maior para os colaboradores mais capacitados para a função.

Após isso, crie um processo de promoção em que haja um desafio para os envolvidos. Sendo assim, com o tempo aprimore o processo para que ele torne cada vez mais adequado às políticas da empresa.

Exponha os bons exemplos

Todo colaborador gosta de receber elogios, não é mesmo? Principalmente quando fazem um bom trabalho. Então, para manter cada vez mais esses profissionais dentro da empresa, o que acha de investir em ações que demonstrem o resultado atingido por eles, para toda a empresa?

Faça isso para aqueles que conseguem resultados excepcionais e que sejam acima da média. Dessa forma será possível incentivar cada vez mais que surjam mais bons exemplos.

Não é difícil fazer isso também, é possível começar com um simples mural em que são expostos esses resultados ou então divulgando para toda a empresa por e-mail, por exemplo. É possível aproveitar o tópico anterior sobre “Política de Reconhecimento” para unir essas duas ações em uma só!

Quais os benefícios de utilizar endomarketing?

Mas por que utilizar o endomarketing? Simples: ele é uma ferramenta que impacta direta e positivamente os resultados do negócio ao gerar benefícios como:

Aumenta a motivação

O uso adequado e integrado dessas estratégias de marketing interno faz com que os colaboradores se sintam valorizados, satisfeitos e mais felizes no ambiente de trabalho.

Tudo isso torna a realização de tarefas mais simples e cria uma sensação de motivação contínua.

O aumento de motivação, inclusive, gera impactos na produtividade.

Ajuda na retenção de talentos

Outro resultado positivo de uma estratégia de endomarketing bem feita diz respeito à retenção de talentos.

Hoje, a rotatividade é um dos maiores desafios das empresas, já que os colaboradores estão sempre em busca de crescimento e condições melhores de trabalho.

O problema é que essa saída constante de funcionários atrapalha a realização de projetos em longo prazo e aumenta os custos com processos seletivos.

Com o endomarketing e os níveis de satisfação aumentados, por outro lado, há mais chances de um talento querer ficar na empresa de maneira prolongada, traçando um plano de carreira baseando-se no que a empresa oferece.

Essa retenção também ocorre devido ao employer branding, que consiste em transformar a empresa em um destino atraente para os colaboradores, garantindo que eles fiquem mais tempo dentro do quadro de funcionários.

Alinha objetivos

O endomarketing também ajuda a empresa a alinhar os objetivos organizacionais com os das pessoas envolvidas.

Por meio da comunicação interna, por exemplo, é possível reforçar alguns conceitos e pontos de atenção como com o uso de jogos de perguntas e respostas e de competições em geral.

Os treinamentos também são uma importante forma de direcionar a capacitação dos profissionais de modo a torná-los alinhados com os objetivos estratégicos do negócio.

Como resultado, há menos discrepâncias entre o que a empresa deseja e o que os colaboradores desejam ou como eles agem.

Estimula a criação de uma cultura de inovação

O aumento do engajamento, da participação e do conhecimento dos funcionários em relação aos processos da empresa faz com que eles tenham uma visão mais completa do negócio.

Aliando isso à motivação e à comunicação em duas vias, o resultado é que a empresa pode se beneficiar de novas ideias e sugestões que partem espontaneamente dos funcionários.

O resultado é que a partir da seleção e implantação de algumas dessas ideias, a empresa passa a criar uma cultura de inovação.

Mais colaboradores sentirão a necessidade de expressar suas ideias e sugestões e mais a empresa pode se beneficiar ao ajustar sua atuação baseando-se nessas informações.

Aumenta as vendas e oportunidades de negócio

Quanto aos resultados da empresa em relação aos clientes externos, o endomarketing também gera mais vendas e mais oportunidades de negócio.

Vendedores que sejam treinados adequadamente e frequentemente capacitados, por exemplo, dominam as técnicas de venda e são mais persuasivos com seus clientes porque reconhecem melhor suas necessidades.

Funcionários motivados e mais produtivos, por sua vez, são responsáveis por garantir processos otimizados e com mais qualidade.

Isso agrega valor ao produto ou serviço oferecido e chama mais a atenção dos clientes, gerando oportunidades e vendas.

Pode ser combinado com qualquer outra estratégia

Utilizar o endomarketing é tão saudável, que ele combina com qualquer outra estratégia que a empresa queira adotar.

Por exemplo, o negócio pode utilizar dessa prática aliada à estratégias de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Dessa forma, o conteúdo utilizado pela equipe de marketing podem ser utilizados para capacitar a sua equipe comercial e ajudá-los em sua rotina do dia a dia.

Promove o alinhamento interno com as vendas

Já está óbvio que o endomarketing auxilia muito com o aumento das vendas. Entrando mais a fundo no assunto, podemos dizer que os colaboradores são pessoas que possuem uma facilidade enorme em divulgar sua marca e seus produtos ou serviços.

Sendo assim, a mesma regra que diz que se o profissional passa uma imagem negativa da organização pode comprometer os negócios da empresa, também diz que quando há funcionários alinhados com a empresa, é muito mais fácil que as informações sobre o seus produtos e serviços chegue mais fácil ao público externo, facilitando as vendas.

Portanto, é preciso aproveitar desse alinhamento, que é considerado interno, com a área de vendas para motivar os colaboradores a serem mais confiantes em relação ao negócio e ajudar a trazer mais clientes, independente se ele trabalha na área comercial ou não!

Saiba que a confiança do seu público interno é apenas uma consequência das ações de endomarketing. Por isso, é importante unir isso com a política de benefícios da empresa e dessa forma, será possível ter mais colaboradores com essa postura.

Cria um diferencial competitivo

No final, o endomarketing funciona como um diferencial competitivo.

Primeiramente, isso acontece porque a empresa consegue melhorar seu relacionamento com os colabores, gerando uma cultura mais alinhada e que se reflete em qualidade.

Além disso, ele também é uma prática que ainda é pouco adotada por muitos concorrentes, especialmente empresas de pequeno e médio porte.

Com isso, ao adotar essa estratégia a empresa sai na frente do ponto de vista da gestão de seus recursos humanos e consegue destaque no mercado.

O endomarketing é um conjunto de ações voltadas para o cliente interno — ou seja, para os colaboradores.

Ele pode ser aplicado utilizando técnicas de engajamento e melhora do clima organizacional, baseando-se nas necessidades dos clientes internos.

Como resultado, a estratégia gera motivação, engajamento e ótimos resultados de venda.

Aproveitando o tema, aproveite e confira também este artigo sobre como aumentar a produtividade na sua empresa.

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