Entenda como funciona Facebook Marketing para empresas
O Marketing Digital já é obrigatório em qualquer empresa hoje em dia. Sem um bom posicionamento online, é muito difícil alcançar seu público-alvo e conquistar mais espaço no mercado. E com as redes sociais envolvidas, o poder desses canais continua crescendo. Se você quer ter bons resultados, então vai precisar investir no Facebook Marketing para empresas.
O Facebook, como você já deve saber, é a rede social com maior alcance e atividade em todo o mundo. Isso a torna um excelente espaço para divulgar seus produtos e alcançar seus clientes. Porém, isso não significa que será uma tarefa fácil. Você precisa entender algumas coisas sobre esta rede social e seu funcionamento se pretende tirar maior proveito dela em suas campanhas.
Para te ajudar com isso, listamos aqui 8 pontos que você deve ter em mente para utilizar o Facebook Marketing para empresas de forma eficaz. Acompanhe.
1. Crie e preencha a página da empresa
Um dos primeiros erros que muitos empreendedores cometem, e que você deve evitar, é criar um perfil para a empresa ou utilizar apenas seu perfil pessoal para estas finalidades. Pode parecer uma solução prática, mas isso transmite pouco profissionalismo e reduz consideravelmente seu desempenho.
Nesse caso, o melhor a fazer é criar uma página para sua empresa. Dessa forma, você pode controlá-la usando seu perfil pessoal, permitir que outras pessoas também a administrem, além de acessar outras funcionalidades importantes. Sem mencionar que, para os algoritmos uma página é melhor qualificada que um perfil pessoal.
2. Personalize sua URL
Quando você criar a página, verá que a URL também possui alguns números associados, os quais você não escolhe. Além de prejudicar um pouco o seu nome, isso também torna um pouco mais difícil para outras pessoas encontrarem sua página, o que não é muito interessante.
Para mudar isso, basta acessar a sessão “sobre” dentro das configurações da sua página e inserir a nova URL. Caso ela esteja disponível, você pode confirmar e o conteúdo será alterado. O mesmo pode e deve ser feito para todos os outros dados relevantes da sua empresa.
3. Invista nos recursos visuais da sua página
Na internet, o tempo de atenção do público tende a ser bem curto, pois há uma quantidade muito grande de informação circulando a cada momento. Se você quer atrair mais atenção para sua página, precisa de bons recursos visuais, principalmente sua imagem de perfil e de capa.
O Facebook Marketing para empresas envolve o uso de imagens de tamanho bem definido, então você não pode simplesmente copiar uma imagem qualquer e colocar na página. Contratar um designer é o melhor caminho para conseguir algo adequado quando o assunto envolve imagens para redes sociais. Um ótimo investimento para chamar a atenção do público-alvo.
4. Faça a integração entre Facebook e o site da sua empresa
Esta rede social possui diversas funcionalidades que dialogam muito bem seus outros canais de Marketing Digital. Um bom exemplo disso é a integração com o site da sua empresa, algo que você já deve ter bem estruturado antes de pensar em fazer outros investimentos.
Se o seu site for em WordPress, com alguns plugins, você pode aumentar a conexão entre o seu Facebook e o site da empresa. Inserir botões de “curtir” e “compartilhar” no próprio blog, permitir que os usuários façam comentários utilizando seu login na rede social, entre outras coisas, contribuem bastante com o desempenho da página a longo prazo.
5. Use imagens para atrair a atenção do público
Você costuma ler postagens que sejam apenas de texto? Ou deixa a maioria passar e foca naquelas que possuem alguma imagem grande e um título mais chamativo? Se você fizer alguns testes, logo vai notar que postagens com imagem têm uma média de performance bem mais alta.
Faça bom uso das imagens nas suas postagens no Facebook. Evite colocar apenas texto ou, quando necessário, inclua também emojis para Facebook e um título em caixa alta. Isso te ajuda a chamar a atenção do público para qualquer anúncio que esteja fazendo.
6. Agende postagens ao fazer Facebook Marketing para empresas
O uso das redes sociais é principalmente regulado pela rotina de cada pessoa. Sendo assim, há certos horários em que as pessoas estão mais responsivas, ou seja, têm maior probabilidade de se engajar com seu conteúdo. Uma vez identificados esses horários, você deve usá-los a seu favor.
Monte uma agenda de postagens com antecedência, definindo os horários em que cada postagem vai ao ar. Isso eleva consideravelmente o envolvimento do público, aumentando as chances de conversão durante suas campanhas. Há gerenciadores de redes sociais que permitem agendar as postagens.
7. Use o Facebook Insight em seu planejamento
Independente do quão experiente você seja, a única forma de avaliar o desempenho do Facebook Marketing é por meio de estatísticas e indicadores de sucesso. Sem isso, você corre o risco de continuar investindo em uma estratégia que não gera bons resultados para sua empresa.
Para acompanhar seu desempenho, o ideal é utilizar o Audience Insight, uma ferramenta de análise que reúne vários dados importantes sobre a performance da sua página. Com ela, você pode comparar resultados ao longo do tempo, verificar mais claramente como algumas mudanças influenciam seu desempenho e o que pode ser feito para otimizar seus resultados.
8. Faça testes A/B com seus conteúdos
Por fim, mas não menos importante, essas ferramentas de análise também te permitem comparar os resultados obtidos em múltiplas postagens. Isso te ajuda a identificar quais aspectos tendem a gerar melhores resultados que outros. Porém, em alguns casos, a mesma postagem pode possuir diferentes formatos.
Para encontrar aquele que te trará maior alcance e conversões, a solução é simples: faça testes A/B. Poste as duas versões, mantendo a maior parte das condições, como horário, semelhantes, mas alterando algum aspecto chave. Isso te permite ver claramente qual das duas versões apresenta melhor desempenho e, com um pouco de análise, pode te mostrar como otimizar suas postagens futuras.
Agora que você tem essas informações, pode colocar o Facebook Marketing para empresas em prática com muito mais eficácia. Desde que você se invista na plataforma e continue se atualizando, sempre encontrará oportunidades para crescer. Por falar nisso, você sabe precisamente qual é a diferença entre Facebook Ads e Google Ads? Se ainda tiver dúvidas, confira o artigo que escrevemos sobre o assunto!