Saiba como fazer um plano de marketing para o seu negócio
Infelizmente, ainda encontramos vários empresários que não se atentaram à necessidade de fazer um plano de marketing, por isso, acabam tendo os orçamentos da sua empresa estourados e ações desalinhadas.
Para que você evite esse problema e consiga estruturar um bom planejamento de marketing, decidimos criar este artigo. Continue a leitura!
O que é plano de marketing?
O plano de marketing nada mais é que um planejamento de ações que serão executadas pelo seu setor de marketing, para atingir seus objetivos.
Esse planejamento funcionará como um guia para que todas as ações estratégicas do seu negócio estejam alinhadas, sigam o esperado e, principalmente, não ultrapassem o orçamento estipulado previamente.
Por isso, é importante que você enxergue o seu plano de marketing como uma ferramenta estratégica para a comunicação da sua empresa, seja ela interna ou externa, auxiliando a manter a sua empresa cada vez mais competitiva e diferenciada no mercado, sobretudo se você quiser escalar o negócio.
Qual a importância de um plano de marketing para as empresas?
O plano de marketing pode trazer diversos benefícios para as empresas. Infelizmente, não é raro encontrarmos negócios dos mais diversos segmentos e portes que não criam seus planejamentos, e isso traz problemas grandiosos.
Com um plano de marketing, você consegue:
- prever as ações de marketing do período planejado;
- avaliar o orçamento e encaixar as ações dentro das possibilidades de investimento;
- permitir que as equipes estejam cientes do que será feito;
- estruturar uma comunicação completa e eficiente para o seu negócio;
- ter mais controle do que está sendo feito;
- ter as metas e o objetivo muito mais claros para trabalhar.
Como montar seu plano de marketing?
Para montar o seu plano de marketing, é preciso que você fique de olho em alguns detalhes. Confira os principais pontos que levantamos e execute-os.
1. Estudar seu mercado
O primeiro passo é estudar o mercado. É importante que você conheça seu mercado de atuação e identifique como a sua empresa está sendo avaliada pelos consumidores.
Esse momento também exige que você analise sua própria empresa e observe quais são os pontos mais importantes.
A análise SWOT, por exemplo, é uma boa pedida. Com ela você irá visualizar quais são as forças e fraquezas da sua empresa, bem como os pontos fortes e fracos do seu negócios.
Com essas informações, você saberá exatamente onde precisa focar e quais precisam ser seus cuidados na estratégia de comunicação.
2. Conhecer o seu público
Um segundo detalhe que merece a sua atenção é o conhecimento do seu público alvo. Para isso, o ideal seria conhecer a sua persona e saber identificar quais são os pontos mais importantes sobre esses consumidores.
Para traçar suas personas, você precisa entender:
- quem são essas pessoas;
- quais são seus objetivos;
- quais são seus desafios;
- o que elas buscam ao procurar sua empresa;
- quais soluções da sua empresa podem ajudar seus consumidores;
- quais são as objeções de compra mais comuns;
- quais são os maiores diferenciais da sua empresa;
- quais são os argumentos de venda mais adequados para cada persona.
Ao entender esses pontos, você será capaz de criar uma comunicação muito mais assertiva e diferenciada, conseguindo entregar a mensagem correta, do jeito correto e no momento correto para seus clientes.
3. Acompanhe a concorrência
A concorrência também merece atenção e cuidado.
Apesar de muitos empresários torcerem o nariz quando falamos sobre a necessidade de monitorar os concorrentes, esse acompanhamento é fundamental para que você entenda o caminho que o mercado está tomando.
Nós, de fato, aprendemos com nossos erros e acertos, e por que não poderíamos aprender com os erros e acertos de nossos concorrentes?
Certifique-se de fazer um bom estudo de mercado e ter uma rotina de monitoramento da concorrência para ter novos insights sobre o seu mercado e seu negócio.
4. Avalie as estratégias de marketing adequadas para seu negócio
Existem várias estratégias de marketing disponíveis no mercado. Talvez hoje, um dos maiores desafios dos empresários seja justamente encontrar quais são as alternativas mais interessantes para a empresa e seus objetivos.
Estude estratégias como:
- redes sociais;
- e-mail marketing;
- marketing de conteúdo;
- inbound marketing;
- marketing de relacionamento;
- mídia paga;
- SEO.
5. Defina um cronograma de ações
Uma vez definidas as estratégias de marketing mais adequadas para a sua empresa, é preciso definir também o cronograma dessas atividades.
Esse cronograma ajudará a prever as datas de todas as publicações e ações que será realizadas, o tema, a persona e o argumento de venda, por exemplo.
Com tudo isso definido, você terá um planejamento com estratégias devidamente alinhadas para o mesmo objetivo, aumentando assim as chances de conversão e resultados positivos.
Esse cronograma também ajudará a definir os orçamentos de cada ação e cada estratégia, pensando sempre em garantir que o valor não ultrapasse o que foi definido.
6. Mensure os resultados
Acompanhar as métricas de marketing da sua empresa é fundamental para descobrir como o seu negócio está caminhando e, principalmente, se as ações que estão sendo realizadas estão trazendo os resultados esperados.
Um dos principais benefícios do marketing digital é justamente a possibilidade de avaliar esses resultados em tempo real.
Por isso, é preciso que você tenha essa rotina: ao estabelecer as ações de marketing, estabeleça também as métricas que irão apontar os resultados dessas atividades, e com base nisso você conseguirá identificar se o que está sendo feito está trazendo os resultados e vendas esperados.
Caso necessário, reavalie as ações e dê uma atualizada no planejamento.
É interessante também considerar testes A/B para descobrir quais detalhes podem trazer resultados melhores.
7. Reavalie o plano de marketing
Um dos erros mais comuns quando pensamos na criação de um plano de marketing é não reavaliá-lo de tempos em tempos.
Para que ele continue fazendo sentido e que sua empresa mantenha os resultados cada vez mais crescentes, é preciso criar uma rotina para reavaliação do seu plano de marketing sempre que necessário.
Essa reavaliação irá permitir que você adeque as suas ações de acordo com os resultados que estão sendo alcançados.
Fazer um plano de marketing é fundamental para garantir o crescimento saudável e constante da sua empresa. No entanto, para identificar as estratégias de marketing digital e descobrir quais são as mais adequadas para o seu negócio, é preciso conhecê-las e entender como elas podem te ajudar.
Se precisar fazer um para a sua empresa, entre em contato conosco!