O que é vídeo marketing e por que você deve colocá-lo em prática antes de 2022
Tic tac. Tic tac. Empreendedor, você ouve esse barulho? É o som do relógio. Segundo a Cisco, o conteúdo audiovisual corresponderá a 80% de todo tráfego na Internet. Isso significa que está na hora de parar de perder tempo e começar a investir em vídeo marketing para não ficar para trás.
Tic tac.
Se você não sabe bem o que é video marketing e ainda não trabalha com isso, já está correndo o risco de ser ultrapassado pelos seus principais concorrentes na Internet. Afinal, 93% dos profissionais de marketing já usam o vídeo em suas estratégias.
Tic tac.
No entanto, ainda não é tarde demais. Ainda dá tempo de aprender mais sobre o assunto e como usá-lo nas suas estratégias.Ficou interessado? Então, não perca mais tempo e siga a leitura até o fim!
O que é vídeo marketing e qual sua importância?
Como o nome já indica, video marketing é o uso de conteúdo audiovisual para promover uma marca, produto ou serviço por meios digitais em qualquer uma das fases do marketing, seja atração, conversão ou retenção de clientes.
Seu uso se tornou vital nas estratégias de marketing do mundo todo por causa de um conjunto de fatores que criou um ambiente extremamente favorável para a sua adoção em massa.
Em primeiro lugar, as ferramentas para a produção de vídeos ficaram muito mais baratas e fáceis de usar nos últimos 15 anos, o que garantiu que mais gente pudesse utilizar o formato. Além disso, com a criação de plataformas como o YouTube e outras redes sociais (como os vídeos no Facebook e Instagram), uma quantidade gigantesca de pessoas teve acesso ao conteúdo audiovisual criado pelo mundo inteiro.
O resultado disso foi a popularização completa do formato e sua importância vital dentro de uma estratégia de marketing. Ainda não está convencido? Ok, então veja essas estatísticas sobre o vídeo marketing:
- As pessoas consomem, em média, 1 hora e meia de vídeos online por dia;
- Mais de 1 bilhão de horas de vídeos são vistos todos dos dias no YouTube;
- O YouTube é o segundo maior buscador da Internet, atrás apenas do Google;
- No Facebook, são assistidas 100 milhões de horas de vídeos por dia;
- Os Stories do Instagram são vistos por mais de 500 milhões de pessoas.
Como deu para ver, o vídeo marketing é uma das plataformas de conteúdo para sua estratégia de marketing com maior audiência. Portanto, é essencial que você comece a investir nessa área o quanto antes.
Quais os benefícios do vídeo marketing?
Agora que você já entendeu o que é o vídeo marketing, é hora de falar sobre os benefícios que ele traz para a sua estratégia. Veja a seguir as principais vantagens de usá-lo!
Gera mais vendas
O objetivo final de qualquer estratégia de marketing, mesmo que seja indireto ou a longo prazo, é vender mais. Portanto, o vídeo marketing seria pouco interessante se ele não fosse eficaz nisso.
No entanto, pode ficar tranquilo: nessa área, o vídeo não passa vergonha. Os números comprovam: 3 em cada 5 consumidores assistem a um vídeo sobre um produto ou serviço que estão interessados em comprar. Além disso, 52% das pessoas afirmam que assistir a vídeos de produtos ajuda a fazer sua decisão de compra.
Melhora o SEO
Além de expor seu conteúdo para uma audiência enorme, os vídeos ainda contribuem muito para o trabalho de SEO de uma empresa. Um estudo americano mostrou que 76% de todas as empresas que investiram em vídeo marketing em 2017 tiveram aumento de tráfego orgânico em seus sites. Além disso, um conteúdo com vídeo tem 53% mais chances de estar na primeira página do Google.
Ou seja: é seguro afirmar que a presença de um conteúdo em vídeo é um dos muitos fatores considerados pelo Google na hora de elaborar as páginas de resultados de buscas.
É mais viralizável
Um dos contextos específicos do ambiente digital é a sua capacidade de viralização. Em pouco tempo, é possível compartilhar um conteúdo e alcançar milhões de pessoas. Por isso, toda empresa busca canalizar o poder do Marketing Viral para impactar mais gente.
O video marketing ajuda nisso pois o conteúdo audiovisual é altamente compartilhável. Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Simply Measured mostrou que vídeos geram 1.200% mais compartilhamentos do que todos os outros tipos de conteúdos juntos.
Gera mais engajamento
O engajamento é essencial para todas as ações de marketing e o vídeo é rei nesse quesito. Além de ser extremamente viralizável, o formato ainda garante maior alcance orgânico e faz com que os visitantes fiquem 88% mais tempo em uma página do que outros tipos de conteúdo, como imagens e textos.
Quais tipos de vídeos podem ser feitos nessa estratégia?
Uma das belezas de se trabalhar com vídeo é que o formato é tão flexível que é possível encaixá-lo em praticamente toda estratégia de marketing. Isso acontece porque existem vários tipos diferentes de vídeos que podem ser feitos por uma empresa. Por exemplo:
- Tutorial: ideal para mostrar um produto em uso ou explicar como a persona pode resolver seu problema;
- FAQ: perfeito para tirar as dúvidas da persona sobre o produto ou serviço;
- Lives: transmissões ao vivo que ajudam a gerar mais engajamento e conexão com os seguidores;
- Cases: ajudam a gerar mais autoridade ao mostrar histórias de sucesso de quem já usou o produto ou serviço da empresa;
- Educativos: qualificam os seguidores e leads com conteúdo;
- Institucional: são vídeos focados em branding e na gestão de marca de uma empresa;
- Comerciais: usados para campanha de ads no Facebook, YouTube, Instagram e outras plataformas.
Nossa, são muitos os tipos de vídeo marketing, não é mesmo? No entanto, por mais diferentes que sejam, todos eles têm algo em comum: precisam de um excelente roteiro para funcionar.
O roteiro é como um esqueleto para o vídeo. Ele é essencial para que o conteúdo se mantenha de pé e seja eficaz. Desenvolver um bom roteiro é, portanto, primordial para quem quer obter resultados reais com o marketing em vídeo.
Se você gostou de conhecer o vídeo marketing e ficou empolgado com os benefícios que os diferentes tipos de conteúdos audiovisuais podem trazer para as suas estratégias publicitárias, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e lembre-se de que é hora de começar. Afinal, tic tac, o tempo está passando.