Facebook Ads: aprenda como funciona e crie campanhas para o seu negócio
Existe muito esforço em aumentar o investimento e trabalho feito para obter tráfego orgânico e isso é ótimo. No entanto, não é por causa disso que devemos negligenciar opções de mídia paga, como o Facebook Ads.
Afinal, as ferramentas de mídia paga são essenciais para atrair público segmentado para a sua estratégia de marketing, funcionando muito bem em curto prazo e baixo custo.
Dentre todas as opções de mídia paga do momento, o Facebook Ads é uma das que conta com melhor retorno e ferramentas para montar a sua estratégia. Não é à toa que 94% dos profissionais de marketing investem em anúncios no Facebook, não é?
Mas você sabe como usar essa ferramenta em sua estratégia? Se não, chegou a hora de aprender. Siga a leitura para saber como explorar o Facebook Ads ao máximo!
O que é o Facebook Ads?
O Facebook Ads é um sistema de mídia paga criado pelo Facebook e que utiliza toda a base de usuários da rede social para mostrar os anúncios criados pelas empresas que o utilizam.
Basicamente, é uma ferramenta que permite anunciar para os usuários do Facebook, utilizando parâmetros de segmentação e diversos formatos diferentes de anúncios.
Com o Facebook Ads é possível direcionar o seu material para o público específico que você deseja alcançar, com base nos muitos pontos de dados que a rede social coleta dos seus usuários.
Além disso, o sistema de mídia paga do Facebook é ideal para a estratégia de remarketing (extremamente eficaz para o e-commerce).
Portanto, em resumo, o Facebook Ads é uma ferramenta de marketing digital extremamente completa. Conta com:
- mais de 2.8 bilhões de usuários de base (só no Brasil são 130 milhões);
- ferramenta de segmentação com dezenas de pontos de dados e interesses;
- anúncios em diversos formatos;
- possibilidade de trabalhar com remarketing;
- baixo custo (o Facebook Ads tem o menor custo de CPC dentre todas as redes sociais).
No entanto, mesmo com todas essas vantagens, apenas 42% dos profissionais de marketing consideram que criam campanhas bem-sucedidas no Facebook.
Em parte, a razão para não conseguir aproveitar ao máximo as capacidades da ferramenta é não saber como usá-la exatamente. Por exemplo, apenas 45% dos anúncios são segmentados e somente 15% usam uma cidade como localização em vez de um país.
E você, usa bem o Facebook Ads? Se não, é hora de aprender como criar as melhores campanhas possíveis na plataforma. Veja a seguir o nosso passo-a-passo para dominar as campanhas no Facebook!
1. Abra o Gerenciador de Anúncios do Facebook
O primeiro passo para criar uma boa campanha no Facebook Ads é abrir o Gerenciador de Anúncios, um aplicativo criado pela própria rede social para cuidar dos anúncios criados pelas empresas.
O Gerenciador de Anúncios é uma ferramenta bem poderosa, que conta com todas as funções necessárias para explorar ao máximo o poder de marketing do Facebook.
Para começar a usá-la é bem fácil. Basta ligar a sua conta na rede social à ferramenta e, caso você gerencie alguma página, fazer a conexão com a página também.
Depois disso, é só clicar no botão “Criar” na página inicial do Gerenciador para iniciar a sua primeira campanha.
2. Defina o que você quer alcançar com o Facebook Ads
A primeira tela que o Gerenciador de Anúncios mostrará é uma pergunta: “Qual é o seu objetivo de marketing?”.
Essa é a questão que todo profissional deve fazer antes mesmo de começar a pensar em uma campanha. Afinal, não tem como fazer sucesso com a sua estratégia se você não sabe onde quer chegar.
No Facebook Ads, os objetivos de marketing são divididos em três grupos:
- Reconhecimento (aumentar o reconhecimento da marca ou alcance);
- Consideração (obter mais tráfego, engajamento, instalações de um app, visualizações em vídeo, cadastros ou mensagens);
- Conversão (converter em uma Landing Page, vender do catálogo do Facebook ou obter tráfego no seu estabelecimento físico).
Cada um desses objetivos exige um tipo de campanha diferente e o Facebook Ads reconhece isso. Por isso, ele ajuda as empresas a compreenderem o que precisam para que elas possam criar os anúncios perfeitos para atingir seus objetivos.
3. Defina seus testes e a otimização do anúncio
Assim que você escolher qual o objetivo com a sua campanha no Facebook, o Gerenciador de Anúncios apresentará uma tela pedindo para criar um nome para a campanha, além de apresentar duas opções:
- Testes A/B;
- Otimização de anúncios.
Essas duas opções são muito importantes pois influenciarão a eficácia dos seus anúncios tanto em curto prazo, como no futuro.
A opção de Testes A/B abre a possibilidade para criar dois modelos de anúncio de modo a testar qual deles gera maior conversão.
Ativar esse recurso permite que o algoritmo que controla os anúncios mostre as duas opções para públicos estatisticamente semelhantes e no mesmo horário, para maior qualidade de teste.
Já a otimização serve para controlar melhor o orçamento de uma campanha que tenha vários anúncios diferentes. Com essa opção ativada, o algoritmo do Facebook gere o orçamento disponível de modo a favorecer os anúncios que trazem melhor retorno.
4. Use segmentação do Facebook Ads para definir o público
O próximo estágio para configurar o seu anúncio é usar a ferramenta de segmentação para encontrar o público-alvo perfeito para o conteúdo.
A beleza da ferramenta de segmentação do Facebook Ads é que ela permite escolher o público-alvo não só por dados demográficos (como gênero, localização, idade ou profissão), como também por gostos pessoais, curtidas e padrão de interação com outros anúncios.
Além disso, a ferramenta também permite criar um público-alvo com base em uma lista de leads que você já tenha. Basta usar os e-mails para o Facebook encontrar perfis semelhantes aos dos seus clientes.
5. Monte o anúncio e coloque a campanha para rodar
Com o público segmentado, o próximo passo é montar o seu anúncio com o texto e imagens específicos, além de um botão de CTA condizente com o seu objetivo.
Assim que colocar a campanha para rodar, monitore os resultados para tirar insights do seu desempenho e otimizar os futuros anúncios. Dessa forma, cada campanha passa a ser melhor que a anterior e fica mais fácil obter melhores resultados.
Viu só como não é tão difícil assim configurar uma boa campanha no Facebook Ads? Com o nosso passo-a-passo, você já pode adicionar uma nova ferramenta ao seu cinto de utilidades e criar estratégias digitais mais completas.
Se você gostou deste conteúdo e acredita que ele também seja útil aos seus contatos, compartilhe-o nas suas redes sociais!