atendimento ao cliente

Conheça 7 boas práticas de atendimento ao cliente para implantar na sua empresa

Infelizmente, não é difícil encontrarmos empreendedores dos mais diversos portes e segmentos que ainda não investem em atendimento ao cliente, e é nesse momento que a concorrência se destaca.

Para evitar que isso se repita e que você consiga aumentar seus diferenciais competitivos, decidimos criar um conteúdo falando sobre o atendimento ao cliente: quais são seus benefícios e como aplicá-lo no seu negócio.

Vamos lá?

O que é um bom atendimento ao cliente?

Um bom atendimento ao cliente é a peça chave para garantir a fidelização e um bom relacionamento entre a empresa e consumidores.

Mas o que é um bom atendimento e onde estão os gargalos da sua empresa?

Além da simpatia, o atendimento de excelência precisa trabalhar de forma consultiva e diferenciada.

A agilidade para responder e a personalização do atendimento de acordo com o cliente são grandes diferenciais de uma empresa.

Em tempos de tecnologia e informação, por exemplo, é possível unir ferramentas à um bom atendimento, como a utilização de um CRM para organizar informações dos seus consumidores e oferecer um atendimento especializado para cada necessidade.

Por que um bom atendimento ao cliente é importante para a empresa?

Ainda que muitos empresários acreditem que um bom atendimento é apenas um detalhe, é preciso se lembrar que ele é fundamental e traz diversos benefícios para as empresas.

Como nem todos reconhecem esses benefícios, decidimos listar os mais expressivos.

1. Fideliza os clientes

A fidelização de clientes é uma consequência marcante de um bom atendimento. Basta pensarmos nas nossas próprias experiências: quando você vai em uma loja e é bem atendido, é comum que você crie uma simpatia por aquele estabelecimento, certo?

E, certamente, se você precisar novamente daquele produto ou serviço, você considerará voltar até ali.

Nesse contexto, é a mesma coisa!

2. Aumenta o ticket médio

Um bom atendimento, que consegue trabalhar de forma consultiva e levar as melhores alternativas para seu cliente, sem dúvida, consegue aumentar o ticket médio.

O cliente confia no seu atendente / vendedor, e por isso acredita que as indicações vindas dessa pessoa são bem intencionadas.

O resultado? O aumento do ticket médio de cada consumidor. E o aumento desse valor é um resultado de uma outra vantagem de um bom atendimento: o crescimento dos lucros do seu negócio.

3. Aumenta as vendas

Além de aumentar o ticket médio, também crescem as vendas.

Quando pensamos na jornada de compra, sabemos que na grande maioria das vezes, o cliente chega cheio de dúvidas e questionamentos.

Com um setor de atendimento focado em prestar um serviço mais assertivo e diferenciado, é possível converter essas pessoas confusas em clientes reais para o seu negócio, o que implicaria também no aumento da rentabilidade da empresa.

Como aplicar um atendimento diferenciado na sua empresa?

Ter um bom atendimento na sua empresa exige certos cuidados. É preciso que você conheça seu público, seu mercado e sua concorrência e, com base nisso, se prepare para fazer a diferença.

1. Conheça seu cliente

Conhecer seu cliente é o primeiro passo para oferecer um atendimento diferenciado no seu negócio.

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Faça um bom estudo de personas e descubra quem são seus consumidores, quais são suas principais necessidades, maiores dúvidas e objeções de compra.

Com isso, você saberá exatamente como ajudá-los e atendê-los de forma consultiva e completa.

2. Tenha uma equipe capacitada

Uma equipe de atendimento diferenciada e pronta para atender também é um passo importante.

Para isso, você precisará definir qual será o estilo de atendimento do seu negócio, quais estratégias serão usadas e qual a linguagem adequada.

Treine seus colaboradores e certifique-se de que eles estão bem preparados para o atendimento.

3. Invista em estratégias de comunicação

O bom atendimento começa antes do momento de compra e segue necessário após a conversão do cliente.

Por isso, é preciso que você invista em estratégias de comunicação para manter os consumidores cada vez mais próximos, satisfeitos e fidelizados.

Nesse momento, é preciso conhecer quais são as melhores alternativas de estratégias de marketing para a sua empresa e aplicá-las no pré, durante e pós venda.

4. Considere sempre a experiência do cliente

A experiência do cliente também é um fator muito importante durante todo o seu processo.

Ao treinar seu time de atendimento e elaborar as melhores estratégias de comunicação, sempre considere as experiências que o seu consumidor terá dentro da sua empresa, e trabalhe para que elas sejam memoráveis e satisfatórias.

5. Aprenda a ouvir feedbacks

Saber ouvir feedbacks é algo que precisa ser implementado e trabalhado estrategicamente.

Não há ninguém melhor que seu próprio consumidor para falar sobre o que a sua empresa precisa melhorar.

No entanto, o que muitos empresários fazem é deixar grandes oportunidades passarem, ao ignorar feedbacks e comentários negativos.

Saiba analisar cada informação estrategicamente e veja se é possível absorver detalhes que irão ajudar no crescimento da sua empresa e na melhora do atendimento ao cliente.

6. Analise sua concorrência

Nesse momento muitas pessoas torcem o nariz. 

A verdade é que, se soubermos ser analíticos e estratégicos, conseguimos identificar quais são os erros e acertos da concorrência, e descobrir como evitá-los ou aplicá-los no nosso negócio.

É preciso que o seu atendimento tenha diferenciais competitivos, e uma das melhores maneiras de garantir que você se sobressaia, é analisar o que os concorrentes estão fazendo.

7. Escolha as ferramentas adequadas

Para trabalhar a sua comunicação e entregar um bom atendimento, um outro detalhe importante é investir em ferramentas adequadas.

Existem várias ferramentas de gestão de informação, como CRM, e automação de marketing que poderão tornar a sua rotina muito mais simples e eficiente.

Entenda quais são as necessidades da sua empresa e busque pela melhor alternativa.

Como vimos ao longo do conteúdo, o bom atendimento ao cliente é fundamental para criar laços com os consumidores, melhorar o seu diferencial competitivo e tornar a sua empresa muito bem sucedida.

O próximo passo, agora, é analisar a atual estrutura e processos do seu negócio e, com base nisso, descobrir o que precisa ser melhorado. E para fazê-lo crescer, confira este artigo que escrevemos sobre o assunto!

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