como ganhar dinheiro na crise

Como ganhar dinheiro na crise: 7 ideias rentáveis

Em um período de grande recessão financeira, muitas pessoas com espírito empreendedor têm algum medo de correr atrás de seus objetivos: será que esse é o momento certo de tentar abrir um negócio? Como ganhar dinheiro na crise?

O receio é compreensível, mas existem algumas formas de contornar essa situação atual e se tornar um empresário de sucesso. Para os apaixonados por empreender, bastam uma oportunidade e uma ideia criativa para se aventurar nesse mundo!

Hoje falaremos sobre empreendedorismo e crise! Vamos entender um pouco como identificar — e aproveitar — as situações do mercado em seu favor. Se interessou? Então acompanhe!

A crise e seus efeitos

Os impactos do desaquecimento da economia afetaram — e muito — a qualidade de vida das pessoas, e agora elas buscam alternativas para aumentar os ganhos e superar essa realidade!

Para empreender, principalmente na crise, é importante que você coloque uma coisa na cabeça: não tente ser um super-herói! O empreendedorismo não é mágico e seu sucesso não vêm da noite para o dia. Seja confiável, encare a realidade, respeite os mais experientes e saiba que errar é algo comum.

É fundamental fazer uma avaliação antes de tomar qualquer ação, seja na vida pessoal ou profissional. Procure prever quais os efeitos das atitudes que você pretende tomar, lembrando sempre que manter-se inerte, não leva a lugar nenhum.
Uma prática cada vez mais buscada é procurar por negócios que consigam dar lucros mesmo com a realidade financeira do país, situação em que muitos descobrem ter um espírito empreendedor!

Lembre-se: algumas ideias podem funcionar como referência para você, mas nada substitui o esforço e empenho para seu negócio crescer. O correto é alinhar as tendências de mercado e pensamentos inovadores que garantam destaque, independente do seu setor em que você planeja investir.

Setores rentáveis para investir

Existem alguns serviços que, mesmo na crise, são essenciais no nosso dia a dia. Imagine todos os restaurantes de um local parando de funcionar, ou se as barbearias e salões fechassem as portas?

O que diferencia bons empreendedores dos maus é a capacidade de enxergar erros, acertos e oportunidades, trabalhando em cima delas para alcançar os objetivos, então é bom manter a atenção para os sinais do mercado.

A atual realidade financeira mostra como é importante saber ler a situação do mercado para escolher corretamente no que se deve — ou não — investir. Alguns setores têm mostrado um menor impacto com a crise e devem ser analisados:

1. Alimentação e bebidas

Em crise ou não, alimentação é fundamental para qualquer ser humano, então por que não aproveitar dessa situação ao seu favor para se tornar um empreendedor de sucesso?

É muito comum que pessoas recorram à restaurantes e lanchonetes, por exemplo, por trabalharem longe de casa, ou por mera praticidade. Dessa forma, mesmo com a economia pouco aquecida, esse é um setor interessante para se investir.

Procure sair do comum ao empreender nessa área: ofereça um serviço diferenciado, aliando um bom atendimento e um preço ajustado no mercado. Existem várias atividades que podem te servir como referência:

  • restaurantes;
  • lanchonetes;
  • padarias;
  • docerias;
  • representação comercial de alimentos.

Não se esqueça que para garantir a fidelização dos clientes — principalmente nessa área — é fundamental manter uma gestão empresarial inteligente. Saiba quem é seu público e invista em práticas que garantam não só a atração, como a fidelização deles.

2. Vestuário

Investir no setor de vestuário é outro exemplo de como ganhar dinheiro na crise. Pense que assim como em alimentação, as pessoas não deixam de consumir roupas e acessórios — principalmente com a realidade mundial do fast-fashion.

Antes de empreender nesse setor, é fundamental fazer uma análise das tendências atuais, afinal, você não vai querer investir em uma atividade com baixo retorno, certo? Entenda que, como ele sofre influências tanto internacionais quanto nacionais, a alta rotatividade de peças pode influencias no sucesso desse negócio.

Busque por referências atuais no mercado da moda para poder fazer os investimentos corretos e, se necessário, encontre parceiros — fornecedores, de produção ou de venda — para viabilizar o exercício da sua ideia.

O ramo de vestuário lida muito bem com parcerias: os gastos são reduzidos e a qualidade do fornecimento é preservada, permitindo uma maior margem de lucro dos empreendedores nessa relação. Dentre elas, é possível citar as mais importantes:

  • fornecimento de matéria-base;
  • confecção;
  • comércio de vestuário;
  • comércio de acessórios e bijuterias.

3. Saúde

Por maiores os efeitos da recessão econômica, as pessoas não economizam quando o assunto é saúde, e isso mostra, por si só, o poder desse setor. O mercado de saúde é extremamente amplo e pode abranger áreas do tipo:

  • consultório médico;
  • serviços ambulatoriais;
  • fisioterapia;
  • nutrição;
  • vendas de planos de saúde;
  • comércio de medicamentos.

É esperado que para algumas atividades, há um mínimo de conhecimento técnico, mas outras recebem empreendedores tranquilamente.

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Por exemplo, você não poderá prestar atendimentos de fisioterapia se não tiver um diploma de graduação que autorize esse exercício, mas investir em um comércio é uma ideia mais prática e acessível.

Tenha em mente que é importante escolher um local estratégico e conhecer os tipos de clientes que você recebe para garantir melhores resultados!

4. Produtos e serviços inovadores

Se você já empreende ou tem um negócio próprio há algum tempo, deve ter notado a importância de da prestação de um serviço de qualidade para se estabelecer e alcançar os lucros.

Em um momento em que todos querem saber como ganhar dinheiro na crise, é importante ressaltar que não basta ter um bom atendimento para se destacar: o ideal é sair da mesmice, procurando e oferecendo novidades para o mercado.

Imagine trabalhar com soluções que auxiliem no aumento produtivo de parceiros: outros empresários terão interesse no seu serviço — capaz de otimizar o trabalho deles—, permitindo parcerias lucrativas e de grande importância!
Entre as melhores práticas desse setor, podemos destacar:

  • desenvolvimento de softwares;
  • produtos novos de alta aceitação no mercado.

O correto é que essas inovações surjam de você para um ramo do seu interesse, então aproveite para colocar aquela sua ideia guardada em prática. Muitas pessoas deixam o medo tomar conta dos sonhos, fazendo-as cogitar em desistir de seus objetivos, mas se você acredita no seu potencial, mantenha-se firme!

5. Reparação

O setor de reparações é um ótimo exemplo de como ganhar dinheiro na crise. Até 2014, a situação financeira do país estava em ascensão e, por isso, houve o alto consumo de eletrônicos, eletrodomésticos, automóveis, etc.

A realidade hoje é outra, então muitas pessoas optam por contratar serviços de manutenção ao invés de optar pela compra de novos bens, aquecendo — e muito — essa área. Esse é um mercado muito grande e dividido, mas algumas sugestões podem te mostrar alguns caminhos:

  • reparação e manutenção de veículos;
  • manutenção de eletrodomésticos;
  • manutenção de celulares, tablets e smartphones.

A grande necessidade pela manutenção dos clientes requer um atendimento com maior qualidade e garantias, permitindo, além de um bom relacionamento, a melhoria da imagem do seu negócio!

6. Estética

Engana-se quem acha que a área de estética tem perdido poder, e não falamos apenas de mulheres: homens têm cada vez mais participação nesse mercado, com produtos especializados e de alto consumo.

Dentro desse setor, é importante ressaltar que não falamos apenas sobre artigos de luxo, já que as atividades de higiene pessoal estão igualmente em alta, segundo o Sebrae! Como se tratam de produtos fundamentais, é difícil imaginar uma alta recessão aqui, concorda?

Alguns negócios podem te interessar:

  • salão de beleza e barbearia;
  • comércio de cosméticos;
  • perfumaria;
  • comércio de produtos de higiene;
  • clínicas de estética.

Note que algumas dessas atividades têm bastante demanda, como no caso de um salão de beleza: cabelo, barba e manicure são algumas práticas que devem ser feitas com certa frequência, e muitos optam por pagar por esse tipo de serviço!

7. Serviços especializados

Como pode-se presumir pelo próprio nome, os serviços especializados geralmente possuem um corpo de clientela mais restritos, mas que, em compensação, estão dispostos a pagar valores mais altos.

Mesmo na crise, algumas atividades são necessárias, e é nisso que empreendedores têm visto uma oportunidade para investir! Existem casos em que a assessoria técnica é insubstituível, tendo que ser inevitavelmente contratados:

  • serviços advocatícios;
  • serviços de engenharia;
  • acompanhamento de gestão empresarial;
  • apoio administrativo;
  • contabilidade;
  • serviços domésticos.

Note que estamos falando sobre temas que requerem conhecimentos específicos — seja de mercado ou técnico —, então são raras as hipóteses em que uma pessoa possa abrir mão desses atendimentos.

O mercado e ações estratégicas

Ideias de investimento não faltam para quem quer saber como ganhar dinheiro na crise, mas é importante lembrar que a simples ideia não é capaz de mudar sua vida: é fundamental que haja empenho e foco que seu negócio cresça!

Saber lidar com as adversidades, tanto do mercado quanto do próprio negócio, é uma característica que mostra quem realmente pode empreender, permitindo que sejam identificados problemas e sejam traçadas as melhores soluções.

Então lembre-se: alie sempre seus objetivos com percepções inovadoras e oportunidades do mercado, garantindo o reconhecimento dos clientes, crescimento da sua marca e — o mais importante! — a sua realização profissional.

Gostou dessas ideias de como ganhar dinheiro na crise? Empreender dá trabalho, mas o retorno — financeiro e pessoal — é impagável, não é mesmo? Então aproveite e dê uma olhada neste artigo sobre como estabelecer metas e crescer o seu negócio!

Guia do Empreendedorismo

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